PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE COMO PATAMAR CIVILIZATÓRIO PARA FORMAÇÃO DE UMA NOVA CIDADANIA PLANETÁRIA
Keywords:
Questão ambiental. Direitos humanos. Planetariedade. Cidadania.Abstract
A sociedade pós-moderna, neste início de século XXI, sente os impactos do capitalismo global, caracterizado pela concentração de riqueza e a superexploração dos recursos naturais. Desde o momento em que a questão ambiental ganha a atenção da comunidade internacional, novos direitos são revelados e acrescentados ao rol de direitos humanos, influenciando o ideário e formação dos cidadãos nesta quadra da história. Cabe à presente geração revisar valores e comportamentos, além de educar a geração porvir a partir do sentimento comum de humanidade e destino comum ínsito ao conceito de planetariedade. O nascimento da cidadania planetária se mostra como correção de rumos traçados na sociedade industrial, de forma a garantir a melhor interação com o planeta e relacionamento entre seus habitantes, em projeto de concretização de um novo patamar civilizatório.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 SUTER, Cristóvão, BARBOSA, Rômulo, SILVEIRA, Edson
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.