O ESTUDO DO IGARAPÉ MIRANDINHA FUNDAMENTADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v13i01.889Keywords:
Ensino Fundamental I. Aprendizagem Significativa. Igarapé Mirandinha. Espaços não formaisAbstract
Este artigo tem como finalidade apresentar o planejamento e os resultados da aplicação de um estudo do Igarapé Mirandinha fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. O estudo foi realizado com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola no Município de Boa Vista- RR. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, objetivo descritivo-explicativo e como procedimentos, o estudo de caso. Para coleta de dados utilizou-se desenhos e textos produzidos pelos estudantes em cada etapa de estudo e os significados pessoais apresentados nas rodas de conversas que foram analisados com base nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados levam-nos a considerar que há indícios de aprendizagem significativa, pois se percebeu um subsunçor claro, estável e com maior capacidade de inclusão de novas ideias. Por fim, o planejamento do estudo com base nas etapas do processo assimilativo possibilita que os estudantes possam relacionar seus conhecimentos prévios as novas ideias, o que resultam em um produto provisório
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 MAGALHÃES, A. et al.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.