O ESTUDO DO IGARAPÉ MIRANDINHA FUNDAMENTADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Arthur Philipe Cândido de Magalhães Universidade Estadual de Roraima - UERR
  • Ivanise Maria Rizzatti Federal University of Roraima/UFRR https://orcid.org/0000-0002-0982-2698
  • Jeneffer Araújo de Assunção
  • Angelita Nóbrega da Silva

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v13i01.889

Keywords:

Ensino Fundamental I. Aprendizagem Significativa. Igarapé Mirandinha. Espaços não formais

Abstract

Este artigo tem como finalidade apresentar o planejamento e os resultados da aplicação de um estudo do Igarapé Mirandinha fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. O estudo foi realizado com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola no Município de Boa Vista- RR. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, objetivo descritivo-explicativo e como procedimentos, o estudo de caso. Para coleta de dados utilizou-se desenhos e textos produzidos pelos estudantes em cada etapa de estudo e os significados pessoais apresentados nas rodas de conversas que foram analisados com base nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa. Os resultados levam-nos a considerar que há indícios de aprendizagem significativa, pois se percebeu um subsunçor claro, estável e com maior capacidade de inclusão de novas ideias. Por fim, o planejamento do estudo com base nas etapas do processo assimilativo possibilita que os estudantes possam relacionar seus conhecimentos prévios as novas ideias, o que resultam em um produto provisório

Downloads

Download data is not yet available.

Additional Files

Published

2020-12-27

Issue

Section

Ensino: seção especial do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

How to Cite

O ESTUDO DO IGARAPÉ MIRANDINHA FUNDAMENTADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 13, n. 01, p. 08–19, 2020. DOI: 10.24979/bolmirr.v13i01.889. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/889. Acesso em: 23 nov. 2024.

Similar Articles

1-10 of 35

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)