UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NOS PRINCÍPIOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS
Keywords:
Ensino de Química, Material Potencialmente Significativo, Crescimento ConceituaAbstract
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o aprendizado sobre propriedades e características das Funções Inorgânicas, após a aplicação de uma sequência didática, na qual foi integrada as Histórias em Quadrinhos (HQs) norteadas nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Foi aplicada a 18 estudantes da 1ª série do Ensino Médio Integral, em uma escola da rede pública da cidade de Boa Vista, RR. A pesquisa de caráter qualitativo teve como instrumentos de coleta de dados, observações no ambiente escolar, questionário diagnóstico, avaliação complementar antes da construção das Histórias em Quadrinhos e diagnóstico final. Como resultados, o diagnóstico inicial mostrou que mais da metade dos participantes não possuíam subsunçores. A avaliação complementar mostrou evolução conceitual, contudo foi realizado um momento de debate para sistematização do conhecimento, diante da necessidade de interação e correção de conceitos químicos. As HQs foram construídas tendo como ponto de partida as reflexões das questões problemas da avaliação complementar. O diagnóstico final indicou evolução conceitual dos estudantes, sendo estes, indícios de aprendizagem significativa. Diante de uma análise comparativa dos resultados, por meios das pontuações alcançadas em cada atividade desenvolvida, observou-se a evolução e retenção dos conceitos sobre Funções Inorgânicas. Percebendo-se que houve mudança conceitual entre as avaliações desenvolvidas no decorrer da aplicação da sequência didática. Portanto, o processo permitiu tornar a linguagem da Química mais compreensível, uma vez apresentada de forma contextualizada, permitindo reconstruindo/construindo uma estrutura cognitiva mais organizada e uma aprendizagem com maior significado e durabilidade, o que representa indícios de aprendizagem significativa
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 NUNES, Karol, LIMA, Régia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.