A RÁDIO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v13i01.879Keywords:
Aprendizagem. Linguagem Radiofônica. Recursos Hídricos.Abstract
O rádio é uma mídia que possui potencial para criar no ambiente escolar um espaço motivador de aprendizagem, atraente e lúdico, contribuindo para a construção do conhecimento. Esse trabalho teve por objetivo apresentar algumas possibilidades da rádio escolar para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Procurou-se utilizar a rádio escolar, para integrar benefícios das tecnologias de comunicação e informação aos conteúdos escolares relacionados ao tema recursos hídricos, a fim de potencializar o desenvolvimento dos estudantes. Enfocou-se a proposta do Ensino de Ciências contextualizado, destacando o papel do professor como mediador e a necessidade de fazer uso das tecnologias de forma integrada, para promover a alfabetização científica. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa e a pesquisa descritiva e participante. Participaram dessa pesquisa 110 estudantes de quatro turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada na periferia de Boa Vista, Roraima. Os dados foram obtidos a partir da observação-participante, pelos registros das atividades educativas desenvolvidas, como por exemplo: treinamento radiofônico, elaboração de textos, visita à Companhia de Água e Esgoto de Roraima (CAERR), dentre outras. Por meio deste estudo, concluiu-se que a rádio escolar é um recurso pedagógico potencialmente motivacional, promotor do desenvolvimento de habilidades, competências e de alfabetização científica.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. Linguagem Radiofônica
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 PEREIRA, Iomar, OLIVEIRA, Josimara, SILVA, Alexsandro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.