PLANEJAMENTO FAMILIAR COMO TEMA TRANSVERSAL E O GRAU DE PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTARR
DOI:
https://doi.org/10.24979/261Palavras-chave:
Educação sexual, Interdisciplinaridade, Planejamento familiarResumo
Este trabalho buscou identificar o perfil do professor enquanto educador no tocante ao tema Planejamento Familiar, a partir de conteúdos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, através de uma pesquisa exploratória. Para realização do procedimento foi utilizado o método qualiquantitativo, apoiado no método hopotético dedutivo, partindo de casos gerais referentes à realidade da atuação de professores do Ensino Fundamental, 1o segmento da rede pública de ensino no Município de Boa Vista/RR. A coleta de dados ocorreu no 1o semestre do ano de 2009, através da distribuição de questionários aos professores constituintes da amostra. Para análise dos dados foi empregado o método estatístico interpretativo. Os resultados demonstraram que a média de idade dos professores varia de 35 a 40 anos, e trabalham há 10/20 anos no Magistério. A maioria é formada em Pedagogia e ministra várias disciplinas. Os professores concordam que o tema Educação Sexual deve ser trabalhado nas escolas de forma interdisciplinar, no entanto, poucos desenvolvem a temática Planejamento Familiar. Eles reconhecem a necessidade de participarem em programas de educação continuada em Planejamento Familiar. Em síntese, há um consenso sobre a importância de promover no ensino orientações sobre Planejamento Familiar na escola, bem como um programa de educação continuada para docentes. Fatos como gravidez precoce e indesejada, aliada a doenças sexualmente transmissíveis e aos abusos sexuais entre os adolescentes somente serão revertidos a partir da educação inicial e continuada da sociedade como um todo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.