PLANEJAMENTO FAMILIAR COMO TEMA TRANSVERSAL E O GRAU DE PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTA­RR

Autores

  • Ricardo Luiz Ramos Universidade Estadual de Roraima - UERR
  • Ana Cristina de Sousa Falcão Universidade Estadual de Roraima/UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/261

Palavras-chave:

Educação sexual, Interdisciplinaridade, Planejamento familiar

Resumo

Este trabalho buscou identificar o perfil do professor enquanto educador no tocante ao tema Planejamento Familiar, a partir de conteúdos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, através de uma pesquisa exploratória. Para realização do procedimento foi utilizado o método quali­quantitativo, apoiado no método hopotético­ dedutivo, partindo de casos gerais referentes  à realidade da atuação de professores do Ensino Fundamental, 1o segmento da rede pública de ensino no Município de Boa Vista/RR. A coleta de dados ocorreu no 1o semestre do ano de  2009, através da distribuição de questionários aos professores constituintes da amostra. Para análise dos dados foi empregado o método estatístico­ interpretativo. Os resultados  demonstraram que a média de idade dos professores varia de 35 a 40 anos, e trabalham há 10/20 anos no Magistério. A maioria é formada em Pedagogia e ministra várias disciplinas. Os  professores concordam que o tema Educação Sexual deve ser trabalhado nas escolas de forma interdisciplinar, no entanto, poucos desenvolvem a temática Planejamento Familiar. Eles reconhecem a necessidade de participarem em programas de educação continuada em Planejamento Familiar. Em síntese, há um consenso sobre a importância de promover no ensino orientações sobre Planejamento Familiar na escola, bem como um programa de educação continuada para docentes. Fatos como gravidez precoce e indesejada, aliada a doenças  sexualmente transmissíveis e aos abusos sexuais entre os adolescentes somente serão revertidos a partir da educação inicial e continuada da sociedade como um todo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01/06/2012

Edição

Seção

Artigos - Seção Varia

Como Citar

PLANEJAMENTO FAMILIAR COMO TEMA TRANSVERSAL E O GRAU DE PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTA­RR. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 40–49, 2012. DOI: 10.24979/261. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/261.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 139

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.