Verificação das Potencialidades do Camarão de água doce Macrobrachium jelskii (Miers, 1877) com o cultivo em viveiros de tambaqui Colossoma macropomum no Município de Alto Alegre no Estado de Roraima
DOI:
https://doi.org/10.24979/222Palavras-chave:
Camarão, Roraima, Tambaqui, Desenvolvimento sustentávelResumo
No passado tentou-se a introdução do camarão M. rosenberguii no Estado de Roraima, porém a falta de manejo adequado e o custo elevado da ração levaram a decadência do projeto, contudo, o Estado apresenta condições propícias para o desenvolvimento da Carcinicultura, como clima favorável, abundancia de água e temperaturas elevadas o ano todo, sendo requisitos considerados essenciais para a criação de camarão. Recentemente, verificou-se a ocorrência de camarão em viveiros de tambaquis na fazenda Novo Paraíso, no município de Alto Alegre, Estado de Roraima. Depois de observar a grande concentração de camarão na despesca realizada no viveiro de n°12, começou-se a catalogação de alguns exemplares para a pesquisa. A espécie pesquisada Macrobrachium jelskii (Miers, 1877) provavelmente poderá ser uma alternativa no cultivo de camarões de água doce em Roraima. É uma espécie que se tem observado aceitável grau de adaptação com o tambaqui em um sistema de cultivo. Nesse entendimento conclui-se que nos viveiros onde possui o cultivo de camarão com tambaqui, a produtividade manteve-se nos níveis normais e considerado padrão para o dono da fazenda.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.