A leitura digital no contexto pós-pandêmico

Uma revisão bibliográfica acerca dos desafios vigentes à educação digital

Autores

  • Ana Maria da Silva Rodrigues
  • Claudia Regina de Oliveira Batista
  • Rosana Batista do Vale
  • Alessandra de Souza de Santos https://orcid.org/0000-0001-5077-8484

DOI:

https://doi.org/10.24979/t8xqaa64

Palavras-chave:

Educação, Ensino Aprendizagem, Mídias, Tecnologia da Informação.

Resumo

Esta pesquisa teve início a partir do que presenciamos, vivenciamos e trabalhamos nos dias de pandemia da covid-19 em isolamento social. Esta pesquisa visa realizar uma reflexão sobre a Educação no período pandêmico, como também discutir as várias possibilidades e desafios enfrentados por professores com o ensino remoto. A tecnologia está cada vez mais presente na nossa sociedade, sendo inevitável cogitar a possibilidade de trabalhar com educação sem o uso das novas mídias e suas tecnologias. Na pandemia, esse cenário foi cada vez mais consolidado, no qual tivemos que nos adaptar à nova rotina de trabalho e estudo de forma remota, sendo de fundamental importância o uso das tecnologias da informação e das mídias, sejam elas sociais ou educacionais. Em contrapartida, na educação, nem todos tiveram acesso de forma democrática e muitos nem sequer sabiam utilizá-las, ocasionando, desse modo, alguns problemas. Este trabalho tem como objetivo reflexionar e analisar como ocorreram as dificuldades da leitura digital no contexto pós-pandêmico, apontar suas principais causas e sugerir alguns pontos importantes para que possa haver maior acesso a esse mundo digital de maneira gratuita e de qualidade para nossos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAÚJO, L. K. O que é Leitura Digital?; Portal Brasil Escola. [S. l.]: UOL, 2023. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-leitura-digital.htm. Acesso em: 13 abr. 2023.

BARROS, A.; DUARTE, J. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006. 408 p.

BIAZIN, D. T.; SCALCO, T. F. Normas da ABNT & Padronização para Trabalhos Acadêmicos. Londrina: Unifil, 2008. 62 p.

BRASIL. Coronavírus: Brasil. Portal gov.br. Brasília, DF: MS, 2021a. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 2 jul. 2021.

BRASIL. Covid-19. Portal gov.br. Brasília, DF: MEC, 2021b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/90771-covid-19. Acesso em: 30 jun. 2021.

BRASIL. CNE aprova diretrizes para escolas durante a pandemia. Portal gov.br. Brasília, DF: MEC, 2021c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante-a-pandemia. Acesso em: 30 jun. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, DF: MEC/SEF, 2017. 595 p.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 200 p.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 141 p.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: E. P. U., 2015. 22 p.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 232 p.

SILVA, W. A. DA; KALHIL, J. B. Um Estudo Sobre As Habilidades Necessárias Para Utilização Das Tecnologias Digitais Como Recurso Metodológico. Revista REAMEC – Revista do Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá - MT, v. 5, n. 1, p. 62-75, jan./jun. 2017. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index. Php/reamec. Acesso em: 29 jun. 2021.

Downloads

Publicado

31/10/2023

Como Citar

A leitura digital no contexto pós-pandêmico: Uma revisão bibliográfica acerca dos desafios vigentes à educação digital. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 191–198, 2023. DOI: 10.24979/t8xqaa64. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1216. Acesso em: 27 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

281-290 de 322

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)