Revisão bibliográfica da historicidade da pessoa com deficiência e o acesso à educação no Brasil de 1824 a 1988

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v15i2.1103

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência, Educação, Constituição federal brasileira

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão concernente à garantia do direito à educação inclusiva da pessoa com deficiência. Para isso, abordamos a evolução histórica acerca da pessoa com deficiência no âmbito internacional e nacional. Em seguida, tratamos do direito à educação nas Constituições brasileiras. O método de pesquisa adotado é a abordagem bibliográfica e documental. Na construção da argumentação teórica deste trabalho, temos como fontes bibliográficas: livros, artigos científicos, periódicos, bem como publicações realizadas em revistas, dissertações a respeito do tema em pesquisa, visando subsidiar o estudo dos aspectos legais que garantem o direito à educação inclusiva a partir das Constituições do Brasil.

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Biografia do Autor

  • Pierre Santos Castro, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Doutor em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica -PUC/SP (2018). Mestrado em Direito Político e Econômico, Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE/SP (2007). Especialização latu-sensu em Direito Processual Civil, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/SP (2005) e graduação em Direito pelo Centro Universitário do Triângulo (2003). Advogado militante e docente desde (2005). Coordenou o Curso de Direito da Faculdade Atual da Amazônia - FAA (2007 a 2010) onde foi responsável pela construção e articulação do projeto pedagógico junto com o colegiado de curso e em consonância com a Resolução nº 9/2004 CNE. Atualmente é professor do Curso de Direito da Universidade Estadual de Roraima - UERR desde (2010). Atua na organização de eventos, projetos sociais e atividades interdisciplinares.

  • Francisca Silva e Silva, Universidade Federal de Roraima/UFRR

    Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Atual da Amazônia (2011), Especialista em Organização Pedagógica da Escola: Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2014). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Roraima -UERR, em parceria com o Instituto Federal de Roraima -IFRR (2018). É servidora efetiva - Téc. Pedagoga da Universidade Federal de Roraima - UFRR (2012). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Educação do Campo

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Publicado

30/12/2022

Edição

Seção

Ciências Socialmente Aplicadas

Categorias

Como Citar

Revisão bibliográfica da historicidade da pessoa com deficiência e o acesso à educação no Brasil de 1824 a 1988. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 41–53, 2022. DOI: 10.24979/ambiente.v15i2.1103. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1103. Acesso em: 5 out. 2024.

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