O ‘amálgama’ de saberes docentes

Articulações epistemológicas na Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/b67whw02

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Epistemologia, Pedagogia, Educação Fìsica

Resumo

A epistemologia é a ciência que explica a origem do conhecimento pela identificação reflexiva de conceitos teóricos, atentando-se ao modo como o docente lida, incorpora, aplica, produz e transforma saberes profissionais. Assim, o estudo primou por evocar o caráter plural e heterogêneo das epistemologias da prática docente, oriundas das três grandes teorias do conhecimento: a inatista e empirista, de cunho racionalista, e a interacionista, motriz do paradigma emergente, a partir da aplicação de um questionário diagnóstico, entrevistas semiestruturadas e observações de aulas, registradas em um diário de campo, de dois professores de educação física escolar. À luz das três teorias epistemológicas e suas abordagens pedagógicas derivadas, o estudo identificou certas disjunturas entre discursos e prática, justificadas pela diversidade e ambiguidade dos saberes profissionais, o processo de constituição das identidades docentes, bem como a necessidade em atingir demandas imediatas no contexto educacional. É plausível, assim, admitir que o ensino é uma prática social complexa, havendo necessidade de constante problematização das ações docentes e relações estabelecidas entre as intencionalidades pedagógicas no campo da Educação Física e as epistemologias que sustentam as práticas e saberes profissionais.

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Publicado

17/07/2023

Como Citar

O ‘amálgama’ de saberes docentes: Articulações epistemológicas na Educação Física escolar. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 139–159, 2023. DOI: 10.24979/b67whw02. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1101. Acesso em: 4 dez. 2024.

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