Atlas Escolar Geográfico de Roraima como Ferramenta Didática para a Aprendizagem da Geografia de Roraima no Ensino Fundamental II

Autores

  • Celson Figueiredo Cruz Universidade Estadual de Roraima - UERR https://orcid.org/0009-0001-6253-6076
  • Josinaldo Barboza Bezerra Universidade Estadual de Roraima - UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/hxemke81

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, geografia, Roraima, Ensino Fundamental II

Resumo

Este artigo tem por finalidade analisar o Atlas Escolar Geográfico de Roraima como ferramenta didática para a aprendizagem da geografia do ensino fundamental II no estado de Roraima. Para tanto, apresenta argumentações teóricas sobre os benefícios da utilização dos atlas escolares, além de sugestões de assuntos  que possam ser trabalhados com os alunos do ensino fundamental II nas escolas locais. Trata de pesquisa bibliográfica qualitativa, onde foram utilizadas livros, artigos, dissertações, teses, entre outros, com destaque a análise do Atlas Escolar Geográfico de Roraima.  Dentre os resultados é possível mencionar que por meio da utilização do Atlas o professor de geografia do ensino fundamental II poderá desenvolver com os discentes conhecimentos da realidade local promovendo aprendizagem significativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABRANTES, M. F. P. Da alfabetização cartográfica à formação do leitor crítico de mapas: um desafio para os professores. 2001. 134 f., UFRJ, Rio de Janeiro, 2001.

AGUIAR, V.T.B. de. Atlas geográfico escolar. 1996. 253 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual de São Paulo, Rio Claro, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

GERHARDT, Tatiana Engel. SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

IBGE, Atlas geográfico escolar. – 8. ed. - Rio de Janeiro : IBGE, 2018. 224p. : il.

JÚNIOR, R.F; AMORIM, R.R. Formação do professor de geografia: a importância do uso do atlas escolar na educação básica, Anais do Encontro da ENANPEG,2015

MELO, Adriany de Ávila. Atlas Geográfico Escolar: aplicação analógica e digital no ensino fundamental. UFRJ, Rio de Janeiro, 2006. (Tese de Doutorado)

MENEZES, P. M. L. A interface cartografia-geoecologia nos estudos diagnósticos e prognósticos da paisagem: um modelo de avaliação de procedimentos analítico integrativos. 2000. 271 p. Tese (Doutorado em Geografia) – Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2000.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

RORAIMA. Documento Curricular de Roraima (DCRR). União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), 3ª Versão, 2019.

SAMPAIT, A. C. F. & SAMPAIO, A. A. M. Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, N 925 0 66/4, p. 921-929, Jul/Ago/2014

SILVA, Gladis de Fátima Nunes. et al. Atlas escolar geográfico de Roraima. Boa Vista – RR : UERR Edições, 2020.

SILVA, L. M. da; CASTROGIOVANNI, A. C. Geografia e a cartografia escolar no ensino básico: uma relação complexa. In: 2º Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul, 2014, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2014.

SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. p. 94.

Downloads

Publicado

01/08/2023

Como Citar

Atlas Escolar Geográfico de Roraima como Ferramenta Didática para a Aprendizagem da Geografia de Roraima no Ensino Fundamental II. (2023). Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 5(1), 5-17. https://doi.org/10.24979/hxemke81