Atlas Escolar Geográfico de Roraima como Ferramenta Didática para a Aprendizagem da Geografia de Roraima no Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.24979/hxemke81Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem, geografia, Roraima, Ensino Fundamental IIResumo
Este artigo tem por finalidade analisar o Atlas Escolar Geográfico de Roraima como ferramenta didática para a aprendizagem da geografia do ensino fundamental II no estado de Roraima. Para tanto, apresenta argumentações teóricas sobre os benefícios da utilização dos atlas escolares, além de sugestões de assuntos que possam ser trabalhados com os alunos do ensino fundamental II nas escolas locais. Trata de pesquisa bibliográfica qualitativa, onde foram utilizadas livros, artigos, dissertações, teses, entre outros, com destaque a análise do Atlas Escolar Geográfico de Roraima. Dentre os resultados é possível mencionar que por meio da utilização do Atlas o professor de geografia do ensino fundamental II poderá desenvolver com os discentes conhecimentos da realidade local promovendo aprendizagem significativa.
Downloads
Referências
ABRANTES, M. F. P. Da alfabetização cartográfica à formação do leitor crítico de mapas: um desafio para os professores. 2001. 134 f., UFRJ, Rio de Janeiro, 2001.
AGUIAR, V.T.B. de. Atlas geográfico escolar. 1996. 253 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual de São Paulo, Rio Claro, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
GERHARDT, Tatiana Engel. SILVEIRA, Denise Tolfo (org.). Métodos de pesquisa; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
IBGE, Atlas geográfico escolar. – 8. ed. - Rio de Janeiro : IBGE, 2018. 224p. : il.
JÚNIOR, R.F; AMORIM, R.R. Formação do professor de geografia: a importância do uso do atlas escolar na educação básica, Anais do Encontro da ENANPEG,2015
MELO, Adriany de Ávila. Atlas Geográfico Escolar: aplicação analógica e digital no ensino fundamental. UFRJ, Rio de Janeiro, 2006. (Tese de Doutorado)
MENEZES, P. M. L. A interface cartografia-geoecologia nos estudos diagnósticos e prognósticos da paisagem: um modelo de avaliação de procedimentos analítico integrativos. 2000. 271 p. Tese (Doutorado em Geografia) – Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2000.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
RORAIMA. Documento Curricular de Roraima (DCRR). União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), 3ª Versão, 2019.
SAMPAIT, A. C. F. & SAMPAIO, A. A. M. Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, N 925 0 66/4, p. 921-929, Jul/Ago/2014
SILVA, Gladis de Fátima Nunes. et al. Atlas escolar geográfico de Roraima. Boa Vista – RR : UERR Edições, 2020.
SILVA, L. M. da; CASTROGIOVANNI, A. C. Geografia e a cartografia escolar no ensino básico: uma relação complexa. In: 2º Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul, 2014, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2014.
SIMIELLI, M. E. R. Cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, A. F. A. (Org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999. p. 94.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Celson Figueiredo Cruz, Josinaldo Barboza Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A Revista Eletrônica Casa de Makunaima é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e a criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial: https://periodicos.uerr.edu.br/makunaima.