Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

1. Introdução

A Revista Eletrônica da Universidade Estadual de Roraima (UERR) Casa de Makunaima aceita para publicação artigos originais.

2. Formatando seu artigo

Baixe aqui um modelo formatado para exemplificação.

A estrutura do artigo compreende-se em:

  1. Título, resumo com palavras-chave (português e outra língua estrangeira);
  2. Introdução;
  3. Metodologia;
  4. Resultados e Discussão;
  5. Conclusão ou Considerações Finais;
  6. Referências. 

Observações importantes:

Para trabalhos de cunho apenas teórico, elenca-se uma estrutura pautada em: a) Título, resumo com palavras-chave (português e outra língua estrangeira); b) Introdução; c) Discussão; d) Conclusão ou Considerações Finais; d) Referências.

  • Utilizar folha A4, formato retrato;
  • Fonte: Arial, Times New Roman (ou equivalentes livres de licenciamento);
  • Tamanho da fonte:
  • Título - 14 pt
  • Subtítulos e corpo do texto - 12 pt
  • Resumo - 11 pt
  • Tabelas e figuras (legendas): 10 pt
  • Citações com mais de três linhas - 10 pt, com recuo de 4 cm da margem esquerda.
  • Quantidade de laudas: Mínima de 12 e máxima de 30.

Todos os textos enviados a esta revista devem ser inéditos e redigidos em português, espanhol, inglês, com observação da norma culta, correção ortográfica e gramatical.

2.1. Titulo Principal

O Titulo principal (na primeira pagina) deve começar a partir de 3,49 cm do topo da margem, centralizado, em fonte Arial 14, tipo negrito. Primeira letra maiúscula dos nomes, pronomes, verbos, adjetivos, e advérbios. Não coloque em letra maiúscula artigos, conjunções coordenadas, preposições (a não ser que o titulo comece com essas palavras). Deixe uma linha em branco tamanho 12 depois do titulo.

2.2. Nomes dos autores e de sua(s) instituições

Nomes e créditos de autoria devem ser informados apenas nos campos específicos no formulário de submissão. Nenhuma identificação pode constar no arquivo apresentado. Devem ser informados no cadastro de autores minimamente o seguinte:

  • Nome completo;
  • Endereço de e-mail;
  • Registro ORCID;
  • Instituição a qual o(a) autor(a) está filiado(a);
  • Link para o currículo Lattes (se houver).

2.3. Segunda página e as demais

A segunda página deve começar com 2,54 cm do topo da margem. Em todas as páginas, a margem inferior deve ser 2,86 cm do limite inferior do papel, para um papel A4, aproximadamente 4,13 cm do limite inferior da página.

2.4. Estilo e fontes

Utilizar software de edição de texto (exemplos: Microsoft Word, LibreOffice), fonte Arial, tamanho 12, em espaço 1,5 linha. O formato indicado do papel é A4 (21 x 29,7cm).

2.5. Texto principal

O texto principal deverá estar na fonte tamanho 12 espaçamento 1,5. Esteja certo que o seu texto esteja justificado. Por favor, não coloque qualquer linha em branco entre parágrafos.

2.6. Legendas das figuras, tabelas e quadros devem ser fonte tamanho 10. Apenas a primeira letra de cada figura ou tabela deve ser maiúscula. Figuras e tabelas devem ser numeradas separadamente. Por exemplo: “Figura 1.”, “Tabela 1.”. Legendas das figuras, tabelas e quadros devem estar centralizadas acima das figuras e as fontes abaixo das figuras. As figuras devem ser enviadas no corpo do texto, coloridas ou em escala de cinza, em formato JPG.

2.7. Cabeçalhos

2.7.1. Cabeçalhos de primeira ordem

Por exemplo, “1 INTRODUÇÃO”, deve ser fonte tamanho 12 - em negrito (caixa alta), alinhamento à esquerda, com uma linha em branco antes, e uma linha depois. Use um ponto (“.”) depois do numero do cabeçalho e não vírgula.

2.7.2. Cabeçalhos de segunda ordem

Por exemplo, “2.1 Metodologia”, como nesse cabeçalho, eles devem ser em fonte tamanho 12 em negrito, letra inicial maiúscula, alinhamento à esquerda, com uma linha em branco antes e uma depois.

2.7.3. Cabeçalhos de terceira ordem

Por exemplo, “2.1.1 Procedimentos da Pesquisa”, deve ser em fonte tamanho 12 com letra inicial em maiúscula, alinhamento à esquerda, precedido por uma linha em branco, seguida por um ponto e seu texto na mesma linha.

2.8. Notas de rodapé

Evite ao máximo a utilização de notas de rodapé e de fim. Só devem ser usadas quando extremamente necessárias ao contexto. Não utilize notas para fazer referências. Estas devem aparecer sempre ao final do texto. Não utilize notas para apresentar qualificações ou currículos. Quanto a isso, siga as instruções do item 2.2 destas regras.

3. Referências Bibliográficas

Devem seguir as normas da ABNT.

Para citar um artigo:

SILVA, A. B. C., e E. F. SALGADO. Titulo do Artigo. Periódico, volume, Ano, páginas.

Para citar um livro:a

BRITO, C. D., A. B. SANTOS e E. F. ROBERTS. Titulo do LivroLocal: Editora, Ano.

Para citar capítulo de livro:

REIS, J. Microbiologia. In: M. G. Ferri & Shozo Motoyama (orgs.). História das Ciências no Brasil. 2 ed, Local: Editora, Ano.

Para citar uma pesquisa da internet:

Exemplo com autor:

CARAZZAI, E. H. Trump agora promete acabar com política que separa famílias de refugiados. Folha de S.Paulo, São Paulo, 20 de jun. de 2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/06/trump-agora-promete-acabar-com-politica-que-separa-familias-de-refugiados.shtml>. Acesso em: 20 de jun. de 2018.

Exemplo sem autor:

TRUMP agora promete acabar com política que separa famílias de refugiados. Folha de S.Paulo, São Paulo, 20 de jun. de 2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/06/trump-agora-promete-acabar-com-politica-que-separa-familias-de-refugiados.shtml>. Acesso em: 20 de jun. de 2018.

Para Citar matéria publicada em jornal impresso:

SCHWARTSMAN, H. Drogas e poder. Folha de S.Paulo, São Paulo, 30 jul. 2014. Opinião, p. A2. NUBLAT, Johanna. Notificação de casos de HIV positivo passa a ser obrigatória. Folha de S.Paulo, São Paulo, 18 jun. 2014. Cotidiano, p. C8.

Para citar trabalhos acadêmicos:

NIEL, M. Cidade e uso de drogas: um estudo qualitativo. 2006. 149 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Geografia) – Departamento de Geografia, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

NIEL, M. Anestesiologistas e uso de drogas: um estudo qualitativo. 2006. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

SPERANDIO, P. C. A. Relação entre a oferta e a utilização muscular periférica de oxigênio na transição do exercício leve para o intenso em pacientes com insuficiência cardíaca. 2010. 80 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

4. Anexos obrigatórios:

Antes de formalizar a submissão, o autor deve verificar se os anexos obrigatórios estão presentes, quais sejam:

4.1. Declaração de conflito de interesses

Além do manuscrito, deve ser anexada a Declaração de Conflito de Interesses da Revista Eletrônica Casa de Makunaima disponível no site devidamente preenchida e assinada.

4.1. Parecer prévio de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

No caso de obra que verse sobre pesquisa com seres humanos, deve ser anexado à submissão o parecer prévio de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Vide regras básicas para submissão de dossiês temáticos.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Esteja ciente de que os editores da Revista Eletrônica Casa de Makunaima utilizarão ativamente ferramentas tecnológicas avançadas para detecção de plágio, reportando qualquer constatação nesse sentido ao conselho editorial, que deverá adotar as medidas legais cabíveis.
  • Se você ainda não possui uma identificação persistente de autoria, crie uma por meio do link de registro na ORCID. Submissões cujos autores não possuírem identificação não serão avaliadas.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc, .docx), OpenOffice (.odt) ou Rich Text Format (.rtf).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • No caso de obra que verse sobre pesquisa com seres humanos, deve ser anexado à submissão o parecer prévio de um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP);
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores, na página "Submissões".
  • Devem ser observadas as instruções disponíveis em Garantir uma Avaliação por Pares Cega .
  • Todas as submissões devem atender aos princípios da Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação.
  • Além do manuscrito, deve ser anexada a Declaração de Conflito de Interesses da Revista Eletrônica Casa de Makunaima disponível no site devidamente preenchida e assinada.
  • O arquivo de texto não pode estar identificado com o(s) nome(s) do(s)/da(s) autor(es)/autora(s). Os nomes e os respectivos créditos de autoria devem ser fixados em local próprio dentro do formulário de submissão, e não no corpo do documento. Leia: Avaliação cega

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail inseridos no site da revista Revista Eletrônica Casa de Makunaima (ISSN 2595-5888) serão usados exclusivamente para os propósitos declarados desta revista e não serão disponibilizados para qualquer outra finalidade ou para terceiros. Os dados coletados de usuários registrados e não registrados deste periódico se enquadram no escopo do funcionamento padrão de periódicos revisados por pares. O usuário cadastrado deve estar ciente de que haverá envio de mensagens eletrônicas pelo sistema com a finalidade de alertar ou cientificar sobre eventos ou procedimentos relacionados com a editoração. A equipe editorial da revista coleta tais informações apenas na medida em que é necessário ou apropriado para cumprir o propósito da interação do visitante com a revista, sendo que nisso se incluem as informações que possibilitam a comunicação para o processo editorial, para informar os leitores sobre a autoria e edição do conteúdo e coletar dados agregados sobre o comportamento do leitor. Tais dados coletados podem ser compartilhados com a Public Knowledge Project de forma anônima e agregada, com exceções apropriadas, como métricas de artigo. Os dados não serão vendidos por este jornal ou pela PKP nem serão usados para outros fins que não os aqui declarados. Os autores publicados nesta revista são responsáveis pelos dados de seres humanos que porventura figurarem em pesquisas aqui publicadas. Os envolvidos na edição deste jornal procuram estar em conformidade com os padrões da indústria para privacidade de dados, o que significa sempre buscar o atendimento do disposto na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) brasileira, incluindo também a disposição do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia para "direitos do titular dos dados", o que pode incluir: (a) notificação de violação; (b) direito de acesso; (c) o direito de ser esquecido; (d) portabilidade de dados; e (e) privacidade desde o projeto. O GDPR também permite o reconhecimento do “interesse público na disponibilidade dos dados”, o que tem um destaque particular para aqueles envolvidos em manter, com a maior integridade possível, o registro público da publicação científica.

Política de Cookies

Um cookie é um pequeno arquivo de texto que um site salva em seu computador ou dispositivo móvel quando você o visita. Ele permite que o site se lembre de suas ações e preferências (como login, idioma, tamanho da fonte e outras preferências de exibição) durante um período de tempo, para que você não precise digitá-las novamente sempre que voltar ao site ou navegue de uma página para outra. Os visitantes do site que não desejam que os cookies sejam colocados em seus computadores devem configurar seus navegadores para recusar cookies antes de usar o site https://periodicos.uerr.edu.br, com a desvantagem de que alguns recursos do site podem não funcionar corretamente sem o auxílio dos referidos arquivos.