Sobre a Revista

A Revista Eletrônica Casa de Makunaima (ISSN 2595-5888) tem seu nome em alusão na lenda do índio guerreiro que nasceu entre o amor do sol e a lua (um eclipse) sob o olhar de um lago cristalino, no alto do monte Roraima.

A criação da revista transcorre para além desse amor lendário e coloca a importância da Universidade Estadual de Roraima na educação da sociedade brasileira, revelando uma revista que tem como missão divulgar produções científicas das Universidades, Institutos, Fundações e Instituições de caráter acadêmico/científico, ligados aos setores, público ou privado, do estado de Roraima, de outros estados das regiões brasileira e/ou de outros países.

As produções acadêmicas têm como proposta abranger a área da Geografia e permear nas áreas das Ciências afins, onde busca a visibilidade em publicar artigos científicos que revelem abordagens dos mais diversos enfoques epistemológicos nas áreas dos conhecimentos de: Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ciências Socialmente Aplicadas.

Na classificação dos Periódicos Qualis/CAPES do quadriênio 2017-2020 , a Revista Eletrônica Casa de Makunaima (ISSN 2595-5888) recebeu o conceito B1.

Política de publicação e acesso ao conteúdo
As publicaçãos são distribuídas gratuitamente e nenhum encargo decorrente de submissão ou de publicação será cobrado dos autores. A Revista Eletrônica Casa de Makunaima (ISSN 2595-5888) não fornece certidões relacionadas às fases de avaliação dos artigos/submissões. Para este fim o autor deve utilizar as mensagens ou as telas emitidas pelo sistema eletrônico.

Política de direitos autorais
Todos os direitos de criação são mantidos pelos autores.

Política de licenciamento
A Revista Eletrônica Casa de Makunaima (ISSN 2595-5888) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e a criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY).

Declaração de ética e boas práticas
A Revista Eletrônica Casa de Makunaima (ISSN 2595-5888) é uma publicação científica empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. Com base nisso, o Conselho Editorial aprovou a Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação, que deve ser lida e rigorosamente seguida por todos os atores responsáveis pela difusão do conhecimento aqui praticada.

Política de conflito de interesses
A Revista Eletrônica Casa de Makunaima (ISSN 2595-5888) é uma publicação científica empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. É necessária a concordância de todas as partes envolvidas no ato de publicação (Membros do Conselho Editorial, autores(as), avaliadores(as) e editores) relativamente aos padrões de comportamento ético previamente definidos. Com base nisso, defendemos os seguintes princípios quanto à política de conflito de interesses em publicações.

Política de verificação e combate ao plágio
A Revista Eletrônica Casa de Makunaima (ISSN 2595-5888) seguirá as diretrizes contidas no COPE (Committee on Publication Ethics), DOAJ (Directory of Open Access Journals) e terá também seus próprios códigos de conduta e ética, não aceitando fraudes, más condutas, violações de ética ou plágio de qualquer forma. Caso seja identificada algumas dessas práticas nos manuscritos recebidos, como por exemplo, a de plágio, os mesmos serão tratados de acordo com as orientações do COPE. Recomendamos, portanto, que os autores visitem o site da COPE para mais informações sobre ética em pesquisa: http://publicationethics.org/resources/flowcharts. Os editores da A Revista Eletrônica Casa de Makunaima utilizarão ativamente ferramentas tecnológicas avançadas para detecção de plágio, reportando qualquer constatação nesse sentido ao conselho editorial, que deverá adotar as medidas legais cabíveis.

Política avaliação por pares cega
A Revista Eletrônica Casa de Makunaima (ISSN 2595-5888) visa garantir a integridade da avaliação por pares cega para a submissão e todo esforço deve ser feito para evitar que as identidades dos autores e revisores seja conhecida um ao outro. Isto envolve os autores , editores e revisores ( que carregam documentos como parte de sua revisão ).