A Importância da Aula de Campo no Ensino e Aprendizagem da Ciência Geográfica
DOI:
https://doi.org/10.24979/makunaima.v3i5.592Palavras-chave:
Aula de Campo, Ensino-Aprendizagem, GeografiaResumo
O presente artigo aborda a temática do ensino-aprendizagem na geografia refletindo sobre a metodologia da aula de campo como ferramenta de auxílio no ensino da disciplina de geografia. Tem como objetivo ressaltar a importância da aula de campo e suas vantagens no ensino e aprendizagem da geografia. A metodologia aplicada parte pesquisa bibliográfica e explicativa em função do Método Hipotético-dedutivo, fazendo uso pesquisa descritiva e explicativa sob a abordagem da pesquisa qualitativa, análise e discussão de conteúdo. A pesquisa faz uma abordagem do ensino da geografia e seu papel na formação do indivíduo, analisando os principais conceitos e concepções de aula de campo, bem como a aula de campo como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da geografia. Mostrando assim, que a aula de campo proporciona uma quebra de paradigma entre o ensino teórico e prático, pois leva o aluno a desenvolver seus próprios conceitos e, aos docentes, a recriarem seus métodos de aprendizagem. Dessa forma, a estratégia educacional da aula de campo contribui na construção de um novo olhar sobre o conteúdo da sala de aula.
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