Os desafios do retorno das aulas presenciais

Narrativas de professoras de uma escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/makunaima.v4i2.1153

Palavras-chave:

Narrativas professoras, Escola pública, Retorno aulas presenciais

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado Acadêmico em Educação do PPGE-UERR/ IFRR, que tem como sujeitos de pesquisa três professoras do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Rorainópolis-RR. O caminho percorrido por essa pesquisa utilizou-se da história oral como metodologia, as fontes foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Buscou responder às seguintes questões: Que gênero de mulheres as narrativas configuram? Qual a percepção dessas professoras com o retorno das aulas presenciais, após, ensino o remoto devido a pandemia? Pretende-se identificar nas falas dessas professoras os desafios enfrentados com o retorno das aulas presenciais, descrevendo a percepção e as experiências vivenciadas por essas mulheres professoras e demonstrar as alternativas pedagógicas para o retorno das aulas presenciais. No atual cenário as professoras se deparam com um grande desafio, isso porque os estudantes em sua grande maioria não tiveram um bom progresso na aprendizagem durante os dois anos de ensino remoto na pandemia, sendo assim, a defasagem na aprendizagem caracteriza uma única sala como turma multisseriada. Nos relatos é evidenciado que a aprendizagem de muitas crianças apresenta lacunas, o que as preocupam bastante. Expressam a inquietação em pensar um planejamento com estratégias de recuperação. Contudo, na intenção de assegurar o preenchimento dessas lacunas procuram parceria com a família, retrocedem habilidades de anos anteriores, buscam por cursos de formação continuada referentes à alfabetização e metodologias ativas para assegurar aprendizagem de habilidades em leitura e escrita para poder avançar. Se apoiam no suporte da sala de reforço ofertado pela escola.  Mas em suma trilham o percurso sozinhas com jornadas duplas seja por vínculos empregatícios como professoras em salas numerosas, onde encontram-se estudantes em diferentes níveis de aprendizagem e marcados por pluralidades existentes, ou em suas outras atribuições como mães e mulheres. Por fim, oferecem-se reflexões a partir das inconclusões da temática, com vistas a novas incursões epistemológicas.

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Biografia do Autor

  • Raimunda Gomes da Silva, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Possui doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1997). É Professora da Universidade Estadual de Roraima (UERR) vinculada ao Curso de História e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, mestrado em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima(PPGE/UERR/IFRR). Colaboradora do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA/UFRR). Atua na área de História do Brasil, Amazônia e Roraima com foco em História das Mulheres e relações de gênero, deslocamento, migração e educação. Também tem trabalhado com História Oral; identidades, relações cotidianas na educação. Curando pós-doutoramento em Educação (PROCAD 2018 ? UNIFAP/UFPA/UERR), sob a supervisão da Prof.ª Dr.ª Sônia Maria da Silva Araújo (PPGED/UFPA). (Texto informado pelo autor)

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Publicado

01/02/2023

Como Citar

Os desafios do retorno das aulas presenciais: Narrativas de professoras de uma escola pública. (2023). Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 4(2), 56-69. https://doi.org/10.24979/makunaima.v4i2.1153