Os desafios do retorno das aulas presenciais
Narrativas de professoras de uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.24979/makunaima.v4i2.1153Palavras-chave:
Narrativas professoras, Escola pública, Retorno aulas presenciaisResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado Acadêmico em Educação do PPGE-UERR/ IFRR, que tem como sujeitos de pesquisa três professoras do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Rorainópolis-RR. O caminho percorrido por essa pesquisa utilizou-se da história oral como metodologia, as fontes foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Buscou responder às seguintes questões: Que gênero de mulheres as narrativas configuram? Qual a percepção dessas professoras com o retorno das aulas presenciais, após, ensino o remoto devido a pandemia? Pretende-se identificar nas falas dessas professoras os desafios enfrentados com o retorno das aulas presenciais, descrevendo a percepção e as experiências vivenciadas por essas mulheres professoras e demonstrar as alternativas pedagógicas para o retorno das aulas presenciais. No atual cenário as professoras se deparam com um grande desafio, isso porque os estudantes em sua grande maioria não tiveram um bom progresso na aprendizagem durante os dois anos de ensino remoto na pandemia, sendo assim, a defasagem na aprendizagem caracteriza uma única sala como turma multisseriada. Nos relatos é evidenciado que a aprendizagem de muitas crianças apresenta lacunas, o que as preocupam bastante. Expressam a inquietação em pensar um planejamento com estratégias de recuperação. Contudo, na intenção de assegurar o preenchimento dessas lacunas procuram parceria com a família, retrocedem habilidades de anos anteriores, buscam por cursos de formação continuada referentes à alfabetização e metodologias ativas para assegurar aprendizagem de habilidades em leitura e escrita para poder avançar. Se apoiam no suporte da sala de reforço ofertado pela escola. Mas em suma trilham o percurso sozinhas com jornadas duplas seja por vínculos empregatícios como professoras em salas numerosas, onde encontram-se estudantes em diferentes níveis de aprendizagem e marcados por pluralidades existentes, ou em suas outras atribuições como mães e mulheres. Por fim, oferecem-se reflexões a partir das inconclusões da temática, com vistas a novas incursões epistemológicas.
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