Tecnologias educacionais e redes sociais

O Instagram como recurso didático para o ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/makunaima.v4i2.1115

Palavras-chave:

Educação, Geografia, Instagram, Tecnologias

Resumo

A presente pesquisa aborda a temática das tecnologias educacionais refletindo sobre o uso das redes sociais como ferramenta pedagógica abordando assim o Instagram como recurso didático para o ensino da geografia. Tendo assim, como objetivo geral analisar o Instagram como ferramenta de informação e comunicação do ensino de Geografia. A metodologia da pesquisa parte de uma revisão bibliográfica caracterizada como descritiva, e qualitativa, sob uma abordagem metodológica sistêmica, de caráter exploratório e explicativo, fazendo uso da pesquisa participante e análise de conteúdo. Como resultado mostra que o Instagram pode ser uma fonte de pesquisa, pois existem várias páginas na plataforma que coletam informações sobre o assunto, incluindo dicas de estudos, infográficos, mapas mentais e dicas de estudos para o ENEM e outras provas. Também pode ser utilizado como ferramenta de reforço extracurricular, desenvolvendo postagens para relembrar e validar o que foi visto em aula. Portanto, outras variáveis ​​precisam ser consideradas no planejamento da escola e do professor para que a ferramenta alcance o objetivo didático pedagógico.

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Biografia do Autor

  • Warley Silva de Araújo, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Roraima (2021). Tem experiência em educação no nível fundamental II, Professor Residente, bolsista de iniciação à docência do PIBID, monitor na disciplina de Geografia Política do curso de Geografia da UFRR. Tem desenvolvido pesquisas nas áreas de educação e meio ambiente na região de Boa Vista-RR. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia da População, Ensino de Geografia e Geografia Política.

  • Osvair Brandão Mussato, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2019). Possui graduação em geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999). Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com enfase em desenvolvimento regional. Professor da Universidade Estadual de Roraima - UERR, desde 2006, professor da Secretaria Estadual de Educação Cultura e Desporto de Roraima, desde 2002. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização, fronteira, território, meio ambiente, educação e Geografia da Saúde.

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Publicado

01/02/2023

Como Citar

Tecnologias educacionais e redes sociais: O Instagram como recurso didático para o ensino de Geografia. (2023). Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 4(2), 5-18. https://doi.org/10.24979/makunaima.v4i2.1115