Análise da ocorrência e distribuição dos casos de leishmaniose no município de Pacaraima/RR no período de 2010 a 2015.
DOI:
https://doi.org/10.24979/makunaima.v3i2.978Palavras-chave:
Doença, Geografia da Saúde, RoraimaResumo
A leishmaniose é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por diferentes espécies de protozoários do gênero Leishmania, que acomete pele e mucosas. Primariamente, é uma infecção zoonótica, afetando outros animais que não o ser humano, o qual pode ser envolvido secundariamente. O modo de transmissão é através da picada de insetos transmissores infectados. Não há transmissão de pessoa a pessoa. A Leishmaniose Tegumentar Americana caracteriza-se por diferentes manifestações clínicas que acometem pele e mucosas. No município de Pacaraima no período de 2010 a 2015 foram notificados 158 casos de Leishmaniose Tegumentar Americana. O objetivo desta pesquisa é fazer uma Análise da Ocorrência e Distribuição dos casos de leishmaniose na cidade de Pacaraima no período de 2010 a 2015. Tendo em vista que o município de Pacaraima foi alvo de várias transformações urbanas nesse período e assim ficando vulnerável a contaminação da doença. Para tanto, a metodologia foi pautada na pesquisa exploratória, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica, documental e campo. Os dados dos casos ocorridos durante esse quadriênio foram coletados junto a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) através do sistema de notificação (SINAN). Neste período foram registrados vários casos de leishmaniose no município de investigação e também casos oriundos do país vizinho Venezuela, nas notificações da Leishmaniose Tegumentar Americana observou-se a presença de lesões cutâneas e mucosas. Todos os pacientes infectados foram submetidos a exames e posteriormente a tratamentos com o medicamento antimoniais pentavelentes, a droga de primeira escolha. A cidade de Pacaraima apresenta características epidemiológicas de um local endêmico, o que requer acompanhamento constante da região, para detectar precocemente quaisquer alterações na epidemiologia.
Palavras-chave: Geografia da Saúde. Roraima. Doença.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Diretrizes de pesquisa aplicada ao planejamento e gestão ambiental. IBAMA; Brasília 2008.
_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de vigilância e controle da leishmaniose visceral. 1. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006. 120p. Disponível em: < http://www2.fct.unesp.br/pos/geo/dis_teses/14/ms/patricia_matsumoto.pdf>. Acesso em: 16 abril 2017.
_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de vigilância da leishmaniose tegumentar americana. 2. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. 180p. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_vigilancia_leishmaniose_tegumentar_americana.pdf>. Acesso em: 23 abril 2017.
_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Relatório de Situação: Roraima. Sistema Nacional de Vigilância em Saúde. 1. ed. Brasília: Editora do Brasil. Ministério da Saúde, 2005. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/rr1.pdf>. Acesso em: 19 abril 2017.
_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Manual de Vigilância da Leishmaniose Tegumentar Americana. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. 2. ed. atual. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.
DUTRA, D. de A. Geografia da saúde no Brasil. 2012.
GEO BRASIL. O estado da saúde e do meio ambiente, 2002. Disponível em: <http://www.uff.br/cienciaambiental/biblioteca/geobrasil/saude.pdf>. Acesso em: 18 abril 2017.
GIL, A. C. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas. 2009.
RODRIGUES, H. A. das N. Doenças negligenciadas no estado de Roraima: uma análise a partir da geografia da saúde para o período de 2000 a 2013. 2016. Dissertação de Mestrado.
SANTOS, F. de O. Geografia médica ou Geografia da saúde? Uma reflexão. Caderno Prudentino de Geografia. n. 32, v.1, p.41-51, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://agbpp.dominiotemporario.com/doc/CPG32A-5.pdf>. Acesso em: 23 abril 2017.
SOUSA-GOMES, M. L. de et al. Coinfecção Leishmania-HIV no Brasil: aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 20, n. 4, p. 519-526, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luciana Moreira da Silva, Osvair Brandão Mussato, Heila Antonia das Neves Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A Revista Eletrônica Casa de Makunaima é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e a criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial: https://periodicos.uerr.edu.br/makunaima.