JOGO INTERATIVO DO TIPO ESCAPE ROOM COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.24979/v5i2.1327Palavras-chave:
Jogos Digitais, Escape Room, Ensino de GeografiaResumo
O uso dos jogos digitais com ferramenta didática na educação vem tornando-se cada vez mais comum, graças a facilidade de acesso e as diversas possibilidades que eles apresentam. Nessa perspectiva o Escape Room é um jogo versátil, de fácil aplicação e adaptação ao ambiente proposto, os professores podem fazer o uso dessas tecnologias para trabalharem a Geografia em sala de aula. Apresente pesquisa tem como o objetivo principal a confecção do jogo didático. A pesquisa faz uso do método de abordagem (dedutivo e indutivo) e o desenvolvimento metodológico deste trabalho considerou as seguintes etapas: a) levantamento bibliográfico; b) análise e contextualização dos principais jogos digitais para o ensino de geografia; c) confecção do jogo interativo do tipo Escape Room como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem colaborativa de geografia didático. Resultados obtidos com a criação do jogo foram: criação de questões motivadoras e desafiadoras, seções com gifs como forma de incentivo e perguntas valorizando o estado de Roraima. Portanto, a pesquisa abre a possibilidade para realização de outros trabalhos que tenha como objetivos aprofundar e corroborar ou até mesmo ampliar os resultados e discussões aqui expostos.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretária Básica, 2018.
GAROFALO, D. Dicas e exemplos para levara gamificação para a sala de aula. Nova Escola, 28 de abril. 2022. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1542/dicas-e-exemplos-para-levar-a-gamificacao-para-sala-de-aula. A cesso em: 28 de abril. 2022.
GIL, A. C. Como elaborar projetos. 4ª ed. – São Paulo: Atlas, 2007.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2008.
LEAJANSKI et al. A aplicabilidade de Jogos Didáticos no Ensino de Geografia. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 3, n. especial ensino e educação, p. 629-640, dez. 2017.
LEMOS, R, F, F. O uso dos Jogos Digitais como Atividades Didáticas no 2º ano do Ensino Fundamental, 2016, 26f (Especialização) – Pós-graduação, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, Biguaçu, 2016.
OLIVEIRA, T, P, de. A Utilização de Jogos por Professores de Geografia na Educação Básica, 2018, f 152 (Mestrado)- Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual de Maringá-PR, Maringá, 2018.
RAMOS, D, K; CRUZ, D, M. Aprendizagem com Jogos Digitais em Tempos de Pandemia. In: PIMENTEL, F, S,C; FRANCISCO, D, J; Adilson Rocha FERREIRA, A, R (org). Jogos digitais, Tecnologias e Educação [Recurso Eletrônico]: Reflexões e Propostas no Contexto da Covid-19. Maceió, AL: EDUFAL, 2021. 15-24 p.
REZENDE, F. A. M.; MARTINS, L. P.; OLIVEIRA, M. F. O SUSPEITO - ESCAPE ROOM PARA DISCUTIR QUESTÕES SOCIAIS E AVALIAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista eletrônica Ludus Scientiae - (RELuS) | v. 4, n. 2, ago./dez. 2020.
RORAIMA. Ministério da Educação e do Desporto. Documento Curricular de Roraima. Roraima: Conselho Nacional de Secretária da Educação, 2018.
SANCHES, M, H, B. Jogos digitais, gamificação e autoria de jogos na educação. - São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2021.
SANTANA et al. JOGOS DIGITAIS: A utilização no processo Ensino Aprendizagem. Revista Científica da Fasete 2016. Disponível emhttps://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2016/10/jogos_digitais_a_utilizacao_no_processo_ensino_aprendizagem.pdf> Acesso em: 31.03.2022. Horas: 1hrs04min.
SILVA, G. F. N.et al. Atlas Escolar Geográfico de Roraima. Boa Vista – RR : UERR Edições, 2020.
SILA. L, N.; SILVA, G. F. N. PROPOSTA: O USO DAS GEOTECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. In: Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2021, Campina Grande. ANAIS do Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia - ENANPEGE. Campina Grande: Editora Realize, 2021. v. 14. p. 1-51.
SOUSA, Z, R de. Jogos no Ensino em Geografia: Ferramentas que Contribuem no Ensino-aprendizagem, 2012, 43 f (Monografia) – Departamento de Geografia, Universidade Aberta do Brasil – UAB, Goiás, 2012.
PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luiza Naiana da Silva, Gladis de Fátima Nunes da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A Revista Eletrônica Casa de Makunaima é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e a criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial: https://periodicos.uerr.edu.br/makunaima.