Ensino de Geografia para deficientes visuais na Escola Estadual Monteiro Lobato na cidade de Boa Vista/RR
DOI:
https://doi.org/10.24979/makunaima.v4i1.1045Palavras-chave:
Aprendizagem, Deficientes Visuais, Ensino da Geografia, InclusãoResumo
O artigo visa analisar o processo de ensino e aprendizagem onde engloba uma série de questionamentos como a própria definição do que é aprender e ensinar e verificar seus processos. Por esse motivo torna-se necessário compreender como esses processos acontecem no meio educacional e neste caso em especial com os alunos que são deficientes visuais, que são os principais atores neste contexto, junto com o corpo docente da escola Estadual Monteiro Lobato em Boa Vista-RR. Visando contribuir para melhor compreender este estudo teve os seguintes objetivos: 1) Relacionar os processos de aprendizagem da disciplina geografia para os alunos com deficiência visuais na escola Estadual Monteiro Lobato de Boa Vista - RR, 2) Verificar os recursos utilizados pelos professores nas aulas de geografia com alunos com deficiência visual. 3) Investigar a eficácia dos recursos utilizados nas aulas de geografia e a motivação dos alunos para aprendizagem. O artigo é uma pesquisa exploratória onde tem como objetivo aproximar o problema tornando-o mais explícito ou a construir hipóteses. A grande maioria dessas pesquisas envolve: (a) levantamento bibliográfico; (b) entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; e (c) análise de exemplos que estimulem a compreensão e será adota em todo o processo do projeto. Participaram desta pesquisa os alunos com deficiência visual, e os professores que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem do aluno. Será realizada também a consolidação de relatório de pesquisa para diálogos e retorno à escola envolvida no projeto.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 18 nov. 2021.
BRASIL. Decreto nº 6.571, de 17 de março de 2008. Brasília: Planalto, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 18 nov. 2021.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Brasília: Planalto, 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 18 nov. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Planalto, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 18 nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Brasília: MEC, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2021.
CAMARGO, E. P. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, n. 1, 2017.
CAMPBELL, S. I. Múltiplas faces da Inclusão. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2009.
CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (2007). Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. Vitória: Ministério Público do Trabalho, Projeto PCD Legal, 2014.
DEMO, P. Avaliação Qualitativa. Campinas: Editora Autores Associados, 2007.
FRIAS, E. M. A.; MENEZES, M. C. B. Inclusão Escolar do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais: contribuições ao professor do ensino regular. Paranavaí. 2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1462-6.pdf?PHPSESSID=2010012008183564>. Acesso em: 11 nov. 2021.
GIL, A. C. Como Elaborar um projeto de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010 - Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
LAROUSSE CULTURAL. Dicionário de língua portuguesa. São Paulo: Editora Nova Cultura, 1999.
MANTOAN, M. T. E. (org.). A integração de pessoas com deficiência. São Paulo: Editora Menon - SENAC, 1997.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostras e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
MELLO, G. N. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re) visão radical. São Paulo em Perspectiva, v. 14, p. 98-110, 2000.
MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: Editora da UFBA, 2012.
PAVÃO, S. M. O.; PAVÃO, A. C. O. (orgs.). Atendimento educacional especializado: reflexões e práticas necessárias para a inclusão. Santa Maria: Editora da UFSM, 2018.
ROSA, S. P. S. Educação inclusiva. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2003.
SÁ, E. D.; CAMPOS, I. M.; SILVA, M. B. C. Deficiência Visual. Brasília: SEESP / SEED / MEC, 2007.
SANTOS, I.; SANTOS, A. D.; SALES, S. G. A Educação Inclusiva na Rede Regular de Ensino para alunos com surdez: breves reflexões. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 8, n. 1, 2015.
SILVA, A. F.; CASTRO, A. L. B.; CASTELO BRANCO, M. C. M. (orgs.). A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência física. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca/Espanha: 1994 e 1998. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001393/139394por.pdf>. Acesso em: 11 nov. 2021.
VASCONCELOS, T. R.; CAMPOS, A. A. C.; CELERI, M. J. Abordagem da paisagem para alunos com deficiência visual: caminhos para um currículo que vá além da geografia tradicional. Universidade Federal do Ceará. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 10, n. 20, pp. 1-12, 2019.
VIEIRA, J. M.; FERRAZ, C. B. O. O Desafio do Ensino de Geografia para Deficientes Visuais. GeoAtos: Revista Geografia em Atos, v. 2, n. 2. 2015.
VILLELA, A. L. et al. Instituto Alana. Projeto criança e consumo: origem e missão. v. 18, 2010. Disponível em: <http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/Projeto.aspx>. Acesso em: 11 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rosângela de Oliveira Pelzer, Josinaldo Barboza Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A Revista Eletrônica Casa de Makunaima é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e a criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial: https://periodicos.uerr.edu.br/makunaima.