Ensino de Geografia para deficientes visuais na Escola Estadual Monteiro Lobato na cidade de Boa Vista/RR

Autores

  • Rosângela de Oliveira Pelzer Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • Josinaldo Barboza Bezerra Universidade Estadual de Roraima/UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/makunaima.v4i1.1045

Palavras-chave:

Aprendizagem, Deficientes Visuais, Ensino da Geografia, Inclusão

Resumo

O artigo visa analisar o processo de ensino e aprendizagem onde engloba uma série de questionamentos como a própria definição do que é aprender e ensinar e verificar seus processos. Por esse motivo torna-se necessário compreender como esses processos acontecem no meio educacional e neste caso em especial com os alunos que são deficientes visuais, que são os principais atores neste contexto, junto com o corpo docente da escola Estadual Monteiro Lobato em Boa Vista-RR. Visando contribuir para melhor compreender este estudo teve os seguintes objetivos: 1) Relacionar os processos de aprendizagem da disciplina geografia para os alunos com deficiência visuais na escola Estadual Monteiro Lobato de Boa Vista - RR, 2) Verificar os recursos utilizados pelos professores nas aulas de geografia com alunos com deficiência visual. 3) Investigar a eficácia dos recursos utilizados nas aulas de geografia e a motivação dos alunos para aprendizagem. O artigo é uma pesquisa exploratória onde tem como objetivo aproximar o problema tornando-o mais explícito ou a construir hipóteses. A grande maioria dessas pesquisas envolve: (a) levantamento bibliográfico; (b) entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; e (c) análise de exemplos que estimulem a compreensão e será adota em todo o processo do projeto. Participaram desta pesquisa os alunos com deficiência visual, e os professores que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem do aluno. Será realizada também a consolidação de relatório de pesquisa para diálogos e retorno à escola envolvida no projeto.

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Biografia do Autor

  • Rosângela de Oliveira Pelzer, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Graduada em Geografia pela UERR; Aluna do Curso de Pós-graduação em Especialização em Geografia com Ênfase no Ensino pela UERR. E-mail: rosangelapelzer@gmail.com

    ORCID.: https://orcid.org/0000-0001-7659-4982

  • Josinaldo Barboza Bezerra, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Graduado em Geografia pela UEPB. Bacharel em Direito pela UFRR. Mestre em Direito Ambiental pela UEA. Doutor em Geografia pela UFC. Docente do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Roraima. E-mail: josinaldo.barbosa@uerr.edu.br 

    ORCID.: https://orcid.org/0000-0002-7940-2293

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Publicado

11/08/2022

Como Citar

Ensino de Geografia para deficientes visuais na Escola Estadual Monteiro Lobato na cidade de Boa Vista/RR. (2022). Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 4(1), 5-17. https://doi.org/10.24979/makunaima.v4i1.1045

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