Ensino de Geografia para deficientes visuais na Escola Estadual Monteiro Lobato na cidade de Boa Vista/RR
DOI:
https://doi.org/10.24979/makunaima.v4i1.1045Palavras-chave:
Aprendizagem, Deficientes Visuais, Ensino da Geografia, InclusãoResumo
O artigo visa analisar o processo de ensino e aprendizagem onde engloba uma série de questionamentos como a própria definição do que é aprender e ensinar e verificar seus processos. Por esse motivo torna-se necessário compreender como esses processos acontecem no meio educacional e neste caso em especial com os alunos que são deficientes visuais, que são os principais atores neste contexto, junto com o corpo docente da escola Estadual Monteiro Lobato em Boa Vista-RR. Visando contribuir para melhor compreender este estudo teve os seguintes objetivos: 1) Relacionar os processos de aprendizagem da disciplina geografia para os alunos com deficiência visuais na escola Estadual Monteiro Lobato de Boa Vista - RR, 2) Verificar os recursos utilizados pelos professores nas aulas de geografia com alunos com deficiência visual. 3) Investigar a eficácia dos recursos utilizados nas aulas de geografia e a motivação dos alunos para aprendizagem. O artigo é uma pesquisa exploratória onde tem como objetivo aproximar o problema tornando-o mais explícito ou a construir hipóteses. A grande maioria dessas pesquisas envolve: (a) levantamento bibliográfico; (b) entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; e (c) análise de exemplos que estimulem a compreensão e será adota em todo o processo do projeto. Participaram desta pesquisa os alunos com deficiência visual, e os professores que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem do aluno. Será realizada também a consolidação de relatório de pesquisa para diálogos e retorno à escola envolvida no projeto.
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