Inventário da arborização urbana das principais avenidas do Município de Rorainópolis, Roraima
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v10i02.787Palavras-chave:
Arborização de vias públicas, Planejamento urbano, qualidade ambiental.Resumo
A arborização urbana proporciona inúmeros benefícios à população de uma cidade, dentre eles podemos destacar os ambientais e sociais. Porém, se não for feito um correto planejamento na hora de implantar a arborização de uma cidade, vários transtornos poderão ocorrer. O objetivo deste estudo foi avaliar de forma qualitativa e quantitativa a arborização das principais Avenidas do Município de Rorainó- polis, Roraima. Para tanto, foi adotado o método de inventário censo, ou seja, foram inventariados todos os indivíduos arbóreos e arbustivos de cinco Avenidas. Foi amostrada uma população de 442 indivíduos, sendo que 213 são plantas arbustivas, distribuídas em 05 espécies e 04 famílias, sendo Ixora coccinea a espécie mais frequente e 229 plantas arbóreas distribuídas em 16 espécies e 12 famílias, sendo Ficus benjamina a espécie que ocorreu com maior frequência. Foram encontrados vários problemas nas vias estudadas, entre eles podemos destacar o uso de cal no tronco de árvores, espécies infestadas por erva-de-passarinho e galhos de árvores com risco de queda. A maioria das espécies das avenidas são exóticas (62%). 52,26% dos indivíduos foram avaliados na condição de ótimo, ou seja, eram indivíduos vigorosos e sadios. 23,02% dos indivíduos possuíam suas copas normais, ou seja, não foram submetidas a nem um tipo de poda e 99% das espécies estudadas não apresentaram danos às calçadas. Há uma necessidade de um melhor planejamento na arborização das Avenidas desta cidade e também é necessária uma substituição de espécies, bem como uma melhor manutenção das espécies inseridas nesses espaços.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.