INVISIBILIZAÇÃO DA PRODUÇÃO INDÍGENA NAS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Keywords:
Amazônia – Desenvolvimento – Povos Originários – SustentabilidadeAbstract
As políticas de desenvolvimento para o espaço amazônico não geraram os benefícios sociais proporcionais ao passivo ambiental gerado, expresso na alteração negativa do ecossistema primitivo em vários pontos da região. Buscam-se alternativas socioeconômicas entre opções extremas, fora da insuficiente opção da contemplação /intocabilidade da floresta ou da insustentável superexploração dos recursos naturais. É necessário um pensamento mais complexo e sintonizado com a realidade regional, de maneira a respaldar criação de modelos desenvolvimentistas que considerem especificidades sociais e culturais amazônicas. Nessa senda, vislumbram-se iniciativas no Estado de Roraima, conjugando os padrões de sustentabilidade estabelecidos e a inserção dos povos originários no processo produtivo, como autênticos agentes econômicos. Urge ao Poder Público, avançando no processo de ruptura da histórica “invisibilização” das sociedades indígenas verificados no país, o fomento de tais práticas por meio de políticas públicas proporcionais aos potenciais econômicos e sociais respectivos
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 BARBOSA, Rômulo SILVA, SILVEIRA, Edson SILVA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.