Ocupação humana e a transformação no meio ambiente na Serra do Tepequém, Roraima
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v7i01.748Keywords:
Serra do Tepequém, Garimpo, Meio ambienteAbstract
A Serra do Tepequém integra a porção norte do Estado de Roraima e está localizada no município de Amajari. O acesso ocorre a partir da cidade de Boa Vista, é feito pela rodovia federal BR 174 e pela rodovia estadual RR 203 que interliga a BR 174 ao núcleo urbano, prolongando-se até o platô do Tepequém, totalizando 220 km a partir de Boa Vista. O período que marcou a história da Serra de Tepequém remonta a década de 30 em virtude da descoberta de sua riqueza mineral diamantífera, promovendo intensa garimpagem que perdurou até a década de 90 e hoje é praticada de forma pontual. A atividade garimpeira ocasionou impactos ambientais tais como a vegetação alterada, solo desprotegido e exposto à erosão. A comunidade com auxilio de instituições privadas elaborou projetos para o aproveitamento das áreas degradadas pelo garimpo de diamante, visando à criação de peixes em cativeiro, assegurando sua própria renda dentro dos princípios da sustentabilidade. O aumento de fluxo de visitantes/turistas no município de Amajari nas últimas décadas ocorreu de modo rápido em função principalmente dos atrativos turísticos da região como: Cachoeiras do Paiva, Barata e Sobral. Apesar dos danos causados, permanece um lugar exótico, de cenários agradáveis, somam-se aos serviços ambientais, acolhida dos moradores da Serra com boa receptividade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.