Efeito de estratégias funcionais e da abundância de Acacia mangium Willd no número de espécies nativas em um fragmento de floresta secundária no sul do Amapá, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v.15.i2.1187Palavras-chave:
Estratégias Ecológicas, Atributos Funcionais, Espécie Invasora, AmazôniaResumo
Acacia mangium Willd é uma árvore exótica de rápido crescimento, que quando inserida em um ambiente diferente pode apresentar potencial invasor em florestas secundárias. Este estudo visou analisar o efeito da abundância e das estratégias funcionais de A. mangium Willd e de fatores edáficos na riqueza de espécies nativas em fragmento de floresta secundária localizada atrás do Instituto Federal do Amapá campus Laranjal do Jari, sul do Amapá. Para isto, foram identificados todos os indivíduos arbóreos com diâmetro a altura do peito (DAP) ≥ 10 cm ocorrentes em 10 parcelas de 200 m2 distribuídas no fragmento. Amostras de solo foram coletadas nas parcelas e enviadas para análise da fertilidade e granulometria. Foram mensurados três atributos funcionais foliares de indivíduos de A. mangium Willd ocorrentes nas parcelas: área foliar (LA), espessura foliar (LT) e área foliar específica (SLA). Foram amostrados 145 indivíduos arbóreos e 14 espécies, sendo a espécie A. mangium Willd a mais abundante com 95 indivíduos. A abundância relativa de A. mangium Willd foi negativamente relacionada à riqueza de espécies nativas no fragmento. A espécie também exibiu atributos foliares e abundâncias distintas de acordo com a variação da acidez e fertilidade do solo no fragmento, o que influenciou no número de espécies nativas. Destaca-se a necessidade em desenvolver monitoramento e manejo de espécies exóticas invasoras como A. mangium Willd em fragmentos de florestas secundárias, já que a espécie é invasora e oportunista, e pode inibir a regeneração de espécies nativas após perturbações locais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elaene Silva, Darley Matos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.