Efeito de estratégias funcionais e da abundância de Acacia mangium Willd no número de espécies nativas em um fragmento de floresta secundária no sul do Amapá, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/bolmirr.v.15.i2.1187

Palavras-chave:

Estratégias Ecológicas, Atributos Funcionais, Espécie Invasora, Amazônia

Resumo

Acacia mangium Willd é uma árvore exótica de rápido crescimento, que quando inserida em um ambiente diferente pode apresentar potencial invasor em florestas secundárias. Este estudo visou analisar o efeito da abundância e das estratégias funcionais de A. mangium Willd e de fatores edáficos na riqueza de espécies nativas em fragmento de floresta secundária localizada atrás do Instituto Federal do Amapá campus Laranjal do Jari, sul do Amapá. Para isto, foram identificados todos os indivíduos arbóreos com diâmetro a altura do peito (DAP) ≥ 10 cm ocorrentes em 10 parcelas de 200 m2 distribuídas no fragmento. Amostras de solo foram coletadas nas parcelas e enviadas para análise da fertilidade e granulometria. Foram mensurados três atributos funcionais foliares de indivíduos de A. mangium Willd ocorrentes nas parcelas: área foliar (LA), espessura foliar (LT) e área foliar específica (SLA). Foram amostrados 145 indivíduos arbóreos e 14 espécies, sendo a espécie A. mangium Willd a mais abundante com 95 indivíduos. A abundância relativa de A. mangium Willd foi negativamente relacionada à riqueza de espécies nativas no fragmento. A espécie também exibiu atributos foliares e abundâncias distintas de acordo com a variação da acidez e fertilidade do solo no fragmento, o que influenciou no número de espécies nativas. Destaca-se a necessidade em desenvolver monitoramento e manejo de espécies exóticas invasoras como A. mangium Willd em fragmentos de florestas secundárias, já que a espécie é invasora e oportunista, e pode inibir a regeneração de espécies nativas após perturbações locais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Darley Matos, Instituto Federal do Amapá

    Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Pará (2018). Professora EBTT do Instituto Federal do Amapá campus Laranjal do Jari.

Downloads

Publicado

08/04/2024

Como Citar

Efeito de estratégias funcionais e da abundância de Acacia mangium Willd no número de espécies nativas em um fragmento de floresta secundária no sul do Amapá, Brasil. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 15, n. 2, p. 50–69, 2024. DOI: 10.24979/bolmirr.v.15.i2.1187. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/1187.. Acesso em: 14 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 23

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.