SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO “COOPERATIVA DOS BARQUEIROS AUTÔNOMOS DA COSTA DA LAGOA”
DOI:
https://doi.org/10.24979/ambiente.v13i3.705Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável, Mobilidade Urbana, Capital Social, Organizações da Sociedade CivilResumo
A questão da sustentabilidade na gestão das organizações da sociedade civil tem ganhado importância devido aos desafios que essas instituições enfrentam para conciliar objetivos sociais, ambientais e econômicos e contribuir para o desenvolvimento territorial sustentável. Esta pesquisa examinou o aspecto da sustentabilidade na gestão de uma cooperativa de barqueiros atuando em Florianópolis, Sul do Brasil (Cooperativa dos Barqueiros Autônomos da Costa da Lagoa - Cooperbarco). O estudo teve como objetivo compreender o impacto do desenvolvimento da cooperativa na comunidade local da Costa da Lagoa, adotando a técnica do modelo trevo para analisar as relações do grupo gestor da cooperativa com as pessoas, sociedade, recursos e com os serviços que a organização oferece. As categorias teóricas “constituição socioespacial” e “desenvolvimento sustentável” orientaram o estudo. Os resultados revelaram que a gestão da cooperativa apresenta características de sustentabilidade, pelo facto de ser liderada por uma população tradicional com origens nas ilhas dos Açores (Portugal), e pelo seu papel de empoderamento da comunidade local. Além disso, a cooperativa opera serviços essenciais de mobilidade urbana por meio do transporte aquaviário, promove o desenvolvimento comunitário e vem ganhando um importante papel no turismo da cidade de Florianópolis.
Downloads
Referências
ALVES JR., Maiso Dias. Sustentabilidade das organizações sem fins lucrativos. Evidências e experiências no Terceiro Setor: um novo paradigma de gestão no empreendedorismo social. Fortaleza: Premius, 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010
BRASIL. Plano Diretor Participativo. Guia para a elaboração pelos municípios e cidadãos. Brasília: Ministério das Cidades, 2004.
CHOLLEY, André. Observações sobre alguns pontos de vista geográficos. Boletim Geográfico, n. 179, pp. 139-145, mar/abr 1964.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2010.
LUZ, Esdras Pio Antunes da. Na reversa do vento: A cultura náutica da Costa da Lagoa. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2014, 171. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental.
PARKER, Lee; NORTHCOTT, Deryl. Qualitative generalising in accounting research: concepts and strategies. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 29, n. 6, pp. 1100-1131, ago 2016.
PECQUEUR, Bernard. A guinada territorial da economia global. Política e Sociedade, v. 8, n. 14, pp. 79-105, abr 2009.
PEREIRA, Milton. Gestão para organizações não governamentais. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2013.
SABOURIN, Eric. Teoria da Reciprocidade e sócio-antropologia do desenvolvimento. Sociologias, v. 13, n. 27, pp. 24-51, mai/ago 2011.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014.
SANTOS, Milton. Espaço e sociedade: ensaio. Petrópolis: Vozes, 1977.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SERAFIM, Maurício Custódio; RONCONI, Luciana Francisco de Abreu; REIS, Paula Cristiane Gianini. O Papel dos Grupos ad hoc: Um Estudo Sobre Capital Social na Comunidade da Costa da Lagoa. In. XXXVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro: pp. 1-13, set 2013.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Algumas notas sobre a importância do espaço para o desenvolvimento social. Revista Território, n. 3, pp. 15-35, jul/dez 1997.
VEIGA, José Eli da. Cidades imaginárias: o Brasil é menos urbano do que se calcula. Campinas: Autores Associados, 2003.
VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Gabriel Bertimes Di Bernardi Lopes, Luciana Francisco de Abreu Ronconi, Gisela Rabelo Farias, Keite Kelle de Morais Gewinski
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.