AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICOS, QUÍMICOS E MICROBIOLÓGIOS DE ÁGUA DE ALGUNS POÇOS DO BAIRRO JARDIM DAS COPAÍBAS, BOA VISTA, RORAIMA

Autores

  • Ivanise Maria Rizzatti UERR
  • Milene Tarumã Barbosa
  • Fabiana da Silva Fernandes
  • Ismayra Oliveira Silva
  • Riane Castro de Moura

DOI:

https://doi.org/10.24979/65

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a potabilidade da água de alguns poços de residências situadas no bairro Jardim das Copaíbas no Município de Boa Vista/RR, por meio de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos. Foram analisadas 18 amostras de água coletadas em cinco poços residenciais e um poço artesiano na escola do bairro que abastece parte da comunidade, as coletas ocorreram nos meses de março, abril e junho de 2013.  Os parâmetros temperatura, pH, cor, sólidos totais dissolvidos, cloro residual livre, turbidez, dureza e microbiológicos (coliformes totais e termotolerantes) foram avaliados e os resultados comparados com os estabelecidos pela Portaria Brasileira de Potabilidade de Água nº 2.914/11 Ministério da Saúde. Através das análises verificou-se que 100% das amostras de águas analisadas estavam fora das normas, sendo assim, consideradas impróprias para o consumo humano, em virtude de haver ao menos um parâmetro físico-químico em todas as amostras fora daqueles recomendados pela portaria. Ademais, constatou-se a presença de coliformes totais e termotolerantes em 100% das amostras analisadas no mês de junho.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

07/12/2018

Como Citar

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICOS, QUÍMICOS E MICROBIOLÓGIOS DE ÁGUA DE ALGUNS POÇOS DO BAIRRO JARDIM DAS COPAÍBAS, BOA VISTA, RORAIMA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 11, n. 01, p. 17–32, 2018. DOI: 10.24979/65. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/65.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)