ALUNOS ESTRANGEIROS EM CONTEXTO INDÍGENA

DIFICULDADES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA INDÍGENA DE PACARAIMA

Autores

  • James Cairon Pereira Soares Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • Cora Elena Gonzalo Zambrano Universidade Estadual de Roraima/UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/271

Palavras-chave:

Língua portuguesa, Hispanofalantes, Fronteira

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar alguns obstáculos enfrentados por professores de língua portuguesa e alunos hispanofalantes da escola Índio Manoel Barbosa, comunidade indígena Sorocaima, localizada na região fronteiriça Brasil-Venezuela. Um cenário complexo, do ponto de vista linguístico e cultural, devido à presença de estrangeiros e de indígenas brasileiros na instituição escolar. A metodologia utilizada foi qualitativa e de cunho etnográfico (Bortoni-Ricardo, 2008), com registro feito através de pesquisa de campo que contou com observação participativa, entrevistas semiestruturadas e questionários. Observou-se a importância de uma formação linguística ampliada (Cavalcanti, 2013), por parte dos docentes, para desenvolver estratégias necessárias na construção de conhecimentos desses alunos. Nesse sentido, a utilização de textos literários foi essencial para uma metodologia de ensino mais efetiva na referida escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • James Cairon Pereira Soares, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Graduado em Letras Português e Espanhol, pela Universidade Estadual de Roraima (UERR), especialista em Língua Portuguesa e Literatura - UERR

  • Cora Elena Gonzalo Zambrano, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Profª da Universidade Estadual de Roraima, mestre em Letras.

Downloads

Publicado

01/10/2019

Edição

Seção

Artigos - Seção Varia

Como Citar

ALUNOS ESTRANGEIROS EM CONTEXTO INDÍGENA: DIFICULDADES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA INDÍGENA DE PACARAIMA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 123–131, 2019. DOI: 10.24979/271. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/271.. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 33

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.