PADRÕES MICROBIOLOGICOS E DE QUALIDADE DA CASTANHA-DO- BRASIL DE RORAIMA
DOI:
https://doi.org/10.24979/163Resumo
A castanha-do-Brasil ((Bertholletia excelsa Humboldt e Bonpland) é um dos produtos nativos da região amazônica com elevada importância ambiental, social e econômica destacando-se principalmente pela renda gerada em atividades como o extrativismo das suas amêndoas sendo este realizado em sua maioria pelos povos indígenas. No estado de Roraima, muitos estudos tem sido direcionados a conhecer, melhorar e preservar os castanhais nativos porém, ainda que esteja evidente a importância da cultura para a região, poucos dados sobre a qualidade de castanhas e
amêndoas comercializadas localmente estão disponíveis. Com o intuito de conhecer este produto roraimense, foi elaborada uma revisão integrativa da literatura que teve como objetivo buscar artigos que exemplificassem e descrevessem por meio de informações básicas quais padrões caracterizam as amêndoas de castanha-do-brasil no estado de Roraima, considerando os estudos já realizados na região. Para a coleta de dados foram utilizadas as bases de dados das plataformas Scielo, Google Acadêmico e a Base de Dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), sendo encontrado significativo número de artigos, porém, apenas 6 apresentaram correlação com o objetivo e tema desta pesquisa. Os resultados apontam que essas informações e pesquisas são relativamente recentes e em fase inicial. Demonstram concordância entre si, principalmente quanto a manutenção da qualidade durante a coleta dos ouriços, armazenamento e beneficiamento dos produtos, sendo estes fatores enfatizados como primordiais para minimizar as contaminações das castanhas e garantir a qualidade nutricional das mesmas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.