PADRÕES MICROBIOLOGICOS E DE QUALIDADE DA CASTANHA-DO- BRASIL DE RORAIMA

Autores

  • Reila Ferreira dos Santos Universidade Estadual de Roraima
  • Simone Teixeira Moura de Aquino Universidade Estadual de Roraima
  • Cristiane Oliveira de Jesus Universidade Estadual de Roraima
  • Maria Fernanda Berlingieri Durigan EMBRAPA RORAIMA

DOI:

https://doi.org/10.24979/163

Resumo

A castanha-do-Brasil ((Bertholletia excelsa Humboldt e Bonpland) é um dos produtos nativos da região amazônica com elevada importância ambiental, social e econômica destacando-se principalmente pela renda gerada em atividades como o extrativismo das suas amêndoas sendo este realizado em sua maioria pelos povos indígenas. No estado de Roraima, muitos estudos tem sido direcionados a conhecer, melhorar e preservar os castanhais nativos porém, ainda que esteja evidente a importância da cultura para a região, poucos dados sobre a qualidade de castanhas e
amêndoas comercializadas localmente estão disponíveis. Com o intuito de conhecer este produto roraimense, foi elaborada uma revisão integrativa da literatura que teve como objetivo buscar artigos que exemplificassem e descrevessem por meio de informações básicas quais padrões caracterizam as amêndoas de castanha-do-brasil no estado de Roraima, considerando os estudos já realizados na região. Para a coleta de dados foram utilizadas as bases de dados das plataformas Scielo, Google Acadêmico e a Base de Dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), sendo encontrado significativo número de artigos, porém, apenas 6 apresentaram correlação com o objetivo e tema desta pesquisa. Os resultados apontam que essas informações e pesquisas são relativamente recentes e em fase inicial. Demonstram concordância entre si, principalmente quanto a manutenção da qualidade durante a coleta dos ouriços, armazenamento e beneficiamento dos produtos, sendo estes fatores enfatizados como primordiais para minimizar as contaminações das castanhas e garantir a qualidade nutricional das mesmas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Reila Ferreira dos Santos, Universidade Estadual de Roraima

    Mestranda em Agroecologia - Universidade Estadual de Roraima.

  • Simone Teixeira Moura de Aquino, Universidade Estadual de Roraima

    Mestranda em Agroecologia - Universidade Estadual de Roraima.

  • Cristiane Oliveira de Jesus, Universidade Estadual de Roraima

    Mestrandas em Agroecologia - Universidade Estadual de Roraima.

  • Maria Fernanda Berlingieri Durigan, EMBRAPA RORAIMA

    Pesquisadora da Embrapa Roraima.

Downloads

Publicado

07/12/2018

Como Citar

PADRÕES MICROBIOLOGICOS E DE QUALIDADE DA CASTANHA-DO- BRASIL DE RORAIMA. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 11, n. 01, p. 251–258, 2018. DOI: 10.24979/163. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/163.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)