NÍVEL DE ESTRESSE E FATORES CONTRIBUINTES EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
DOI:
https://doi.org/10.24979/2bxjdb94Palavras-chave:
estresse, acadêmicos, enfermagemResumo
O estresse é um evento psicossocial com efeitos biológicos que ocorrem na percepção de uma ameaça real ou imaginária que pode afetar a integridade psicológica ou física de um indivíduo. Sendo assim, objetificou-se identificar o nível de estresse e os fatores contribuintes percebidos em acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual de Roraima. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa com 55 acadêmicos do curso de Enfermagem de uma instituição pública. Os dados foram coletados entre dezembro de 2022 e abril de 2023. Aplicou-se questionário para caracterização dos dados sociodemográficos, acadêmicos, de sono, atividade física e alimentação. O Nível de estresse foi avaliado por meio da Escala de Percepção de Estresse-10. A análise de dados realizou-se por meio do Microsoft Office Excel® 2020 e do Software Jamovi. Os resultados preliminares indicam que a média de idade dos discentes foi de 22,3 anos (dp=2,3), prevalecendo os indivíduos do gênero feminino, cor parda, solteiro, sem filhos, residindo na capital, carro como principal meio de transporte, morando com os pais, sem atividade laboral, satisfeitos com o curso, mantendo atividade física regular, sem alimentação saudável e média de sono de 6,4 horas (dp=1,6). Em relação ao nível de estresse verificou-se que a média dos domínios positivos foi (57,7) e dos domínios negativos foi (70,0). O domínio negativo que inclui facetas como ansiedade, impaciência e incompetência teve destaque, evidenciando que o nível de estresse é um indicador significativo no que tange a saúde mental e a qualidade de vida dos acadêmicos de Enfermagem.
Downloads
Referências
CARDOSO, Bruna Santos et al. Metodologia de ensino e percepção da qualidade de vida e estresse em graduandos de enfermagem no nordeste brasileiro. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 10, n. 7, pág. e30810716626-e30810716626, 2021.
DE LIMA SANTANA, Leni et al. Estresse no cotidiano de graduandos de enfermagem de um instituto federal de ensino. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 8, 2018.
GONÇALVES, Gabriella Karolyna et al. Estresse, qualidade do sono e qualidade de vida em acadêmicos da área de saúde. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 11, n. 2, p. 232-243, 2022.
MATTA, C.M.B.; LEBRÃO, S.M.G.; HELENO, M.G.V. Adaptação, rendimento, evasão e vivências acadêmicas no ensino superior: revisão da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 3, p. 583-91, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175- 3539/2017/0213111118.
PIRES, P. L. S. et al. Correlação do uso de substâncias psicoativas com sinais de ansiedade, depressão e estresse em estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, São Caetano do Sul, v. 17, n. 61, p. 38-44, 2019.
RAULINO, Maria Eduarda Ferreira Goulart et al. Nível de estresse percebido em estudantes de enfermagem em uma universidade pública do brasil. REME-Revista Mineira de Enfermagem, v. 25, n. 1,
SANTOS, A.S.; OLIVEIRA, C.T.; DIAS, A.C.G. Características das relações dos universitários e seus pares: implicações na adaptação acadêmica. Psicol. Teor. Prat., v. 17, n. 1, p. 150-63, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v17n1p150-163
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carliane Oliveira Sousa, Francisco Railson Bispo de Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (ISSN 1981-4127) é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial.