Os impactos da pandemia da COVID-19 no ensino de Geografia

Um relato de experiência no Colégio Militarizado João Rogélio Schuertz no Munícipio de Caracaraí/RR

Autores

  • Talita Alves da Silva Universidade Estadual de Roraima/UERR
  • Josinaldo Barboza Bezerra Universidade Estadual de Roraima/UERR

DOI:

https://doi.org/10.24979/makunaima.v6i1.1404

Palavras-chave:

Ensino remoto, Aulas presenciais, Desafios, Possibilidades, Prática docente

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a aplicação de metodologias adotadas no ensino de geografia durante o ano de 2021 (ensino remoto) e após o retorno das aulas presenciais (a partir de 2022). Para isso, se utilizou de pesquisa bibliográfica e relato de experiência de docente de geografia que atua em um colégio estadual militarizado, localizado no município de Caracaraí, Roraima. A motivação para isso se deve à relevância do tema quando se consideram os desafios e possibilidades apresentados durante o ensino remoto e após a retomada das aulas presenciais. Os resultados apontam para as situações vivenciadas na prática pedagógica desenvolvidas nos dois momentos analisados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Talita Alves da Silva, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Mestre em geografia pela Universidade Federal de Roraima. Professora de geografia pela secretaria de Educação de Roraima.

  • Josinaldo Barboza Bezerra, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Doutor em geografia pela UFC  e professor de geografia da UERR.

Referências

ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas. Aracaju, v. 8, n.3, jul. 2020, p. 348-365. Fluxo Contínuo. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/342713198_Educacao_EDUCACAO_REMOTA_ENTRE_A_ILUSAO_E_A_REALIDADE_Remote_education_between_illusion_and_reality_Educacion_remota_entre_ilusion_y_realidad>. Acesso em: 24 maio 2021.

ARRUDA, E. P. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621>. Acesso em: 2 fev. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 3 maio 2024.

CARDOSO, D. C. TAKAHASHI, E. K. Experimentação remota em atividades de ensino formal: um estudo a partir de periódicos Qualis A. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, nº 3, 2011, p. 185-208. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/index>. Acesso em: 24 maio 2021.

CARVALHO, F. R. O ensino da geografia em meio à pandemia da Covid-19: as dificuldades enfrentadas por professores e alunos. 2021. 22 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021

GOUVEIA, P. S. UGEDA JÚNIOR, J. C. O ensino de geografia no Brasil e os métodos tradicional e histórico cultural. Formação (Online), v. 28, n. 53, p. 855-883, 2021. Disponível em: <https://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/8066>. Acesso em: 5 maio 2024>. Acesso em 05 mai. 2024.

MELO, A. A; VLACH, V. Uma introdução à história da geografia escolar brasileira. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 8., 2001. Santiago do Chile, 2001, Anais [...], 2001. Disponível em:< ttp://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal8/Ensenanzadelageografia/Investigacionydesarrolloeducativo/08.pdf.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. In: Revista UFG, v. 20, 63438, 2020. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438>. Acesso em: 2 fev. 2024.

OLIVEIRA, C. M. CARDOSO, R. H. V. BRASIL, A. P. M. S. Ensino de geografia no cenário pandêmico: desafios da prática docente na E.E.E.M Raymundo Martins Vianna, Belém, PA. In: ENALIC, 8., 2021 (forma online). Anais [...] [S. l.]. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enalic/2021/TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID2060_26102021193903.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2024.

PAIVA, V. L. M. de O. Ensino Remoto ou Ensino a Distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários: revista de cultura, v. 37, n. 1 e 2, dez. 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/249044/>. Acesso em: 3 maio 2024.

SANTOS, N. C. L. FERNANDES, M. J. C. A trajetória do ensino de geografia no Brasil. In: Anais CONADIS. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/50491>. Acesso em: 2 fev. 2024.

SARAIVA, K. TRAVERSINI, C. LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016289, 2020, p. 1-24. Disponível em: <https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa>. Acesso em: 24 maio 2021.

SAVIANI, D. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação: o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 10 (1), 2020. p. 01-25. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602020000100012>. Acesso em: 2 fev. 2024.

SILVA, J. L. S. A pandemia de covid-19, o ensino remoto e a geografia: um recorte do âmbito público e privado de ensino na cidade de Coruripe – Alagoas. 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Instituto de Geografia, desenvolvimento e meio ambiente (IGDEMA), Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. Disponível em: . Acesso em: 6 fev. 2024.

VELOSO, B. MILL, D. Educação a Distância e Ensino Remoto: oposição pelo vértice. SCIELO, 2022. Disponível em: < https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/3506>. Acesso em: 3 maio 2024.

VENDRAMINI, W. J. ALBUQUERQUE, E. M. Ensino de geografia e ferramentas de aplicação em sala de aula. Revista Geoaraguaia. v.13, n.Esp. Cad.n 2. Jul-2023. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/15476/12459>. Acesso em: 6 fev. 2024.

Downloads

Publicado

29/01/2025

Como Citar

Os impactos da pandemia da COVID-19 no ensino de Geografia: Um relato de experiência no Colégio Militarizado João Rogélio Schuertz no Munícipio de Caracaraí/RR. (2025). Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 6(2), 15-36. https://doi.org/10.24979/makunaima.v6i1.1404

Artigos Semelhantes

11-20 de 44

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.