A prática de estágio na formação do professor de Geografia

A experiência do Estágio Curricular Supervisionado II na Escola Estadual Coema Souto Maior Nogueira em Boa Vista/RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/makunaima.v4i1.1052

Palavras-chave:

Estágio, Currículo, Geografia

Resumo

O presente artigo trata em apresentar sobre a importância do estágio curricular supervisionado II como requisito na formação do professor de Geografia. A problemática da pesquisa é analisar a experiência adquirida no estágio curricular com as séries de 8° e 9° no turno vespertino realizada na escola estadual Coema Souto Maior Nogueira localizado no bairro Tancredo Neves na zona Oeste de Boa Vista - RR apresentando os principais fatores positivos e negativos que a experiência de regência proporcionou na formação do Professor de Geografia. O objetivo geral se trata em apresentar a importância da prática de estágio na formação do professor com uma metodologia com base na descrição do artigo de acordo com os padrões científicos e uma justificativa de caráter social, científico e de campo buscando visar o alcance de uma literatura de caráter similar. O período de estágio foi realizado nos meses de agosto, setembro e outubro de 2018.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dalto Alves, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Pós-Graduado em Especialização em Geografia com Enfase no Ensino pela Universidade Estadual de Roraima-UERR no ano de 2021. Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Roraima-UERR no ano de 2019. Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Subprojeto "Geografia" - PIBID na Escola Estadual Oswaldo Cruz no ano de 2018 e 2019.

Referências

ANELISE, C. Dalla Corte; CIBELE, K. Lemke. O estágio supervisionado e sua formação Docente Frente aos novos Desafios de Ensinar. 2015, p 02.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia/Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. p 26.

CLAUDIANA, Antonia Claudiana de Lucena Freitas; VIANA, Idaléceia Viana Batalha; SANDRA, Tereza Sandra Loiola Vasconcelos. Os desafios para a prática docente no estágio supervisionado em Geografia. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2014/2015, p 01.

CÍCERO, Adão Cícero Ferreira Nunes. As dificuldades de ensinar Geografia. Geografia-Londrina-Volume 13-Número 1-Jan./Jun 2004 p 3. Disponível em http://www.geo.uel.br/revista.

EDIVANI. Maria Edivani Silva Barbosa; BORGES. Luzyanni Borges Rocha. Estágio Supervisionado em Geografia: Oportunidade de reflexão sobre o espaço escolar. Departamento de Geografia. Universidade Federal do Ceará, 2010, p. 01.

GIL. Antônio Carlos; 1946. Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. – 4 ed. – São Paulo: Atlas, 2002, p. 42, 44.

MANOEL, Clavir Manoel de França. Os desafios em ensinar Geografia: Uso de diferentes metodologias e recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem. Paraná, 2014, P 03.

NETA, Maria da Paz dos Santos; MENDES, Ismael Mendes Andrade. Estágio em Geografia: Teoria e prática na formação dos professores. Universidade do Estado da Bahia. Bahia, 2014, 02 e 04.

OTÁVIO, Francisco Otávio Landim Neto; EDIVANI, Maria Silva Barbosa. O Ensino de Geografia na Educação Básica: uma análise da relação entre a formação e sua atuação na Geografia Escolar. Universidade Federal do Ceará- UFC- Geosaberes- V 1, n.2, Dezembro, 2010, p 04.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013, P 127.

SILVA, Guilherme Leonardo Freitas; ROSSO, Ademir José. As Condições do trabalho docente dos Professores das escolas Públicas de Ponta Grossa-PR. UEPG. Paraná. 2008, p 02.

SILVA, Osana da Silva Costa. Os Desafios de Lecionar Geografia no Ensino Fundamental II: Um estudo com professores das escolas públicas do Município de Areia-PB. Paraíba. 2014, p 02, 03.

Downloads

Publicado

11/08/2022

Como Citar

A prática de estágio na formação do professor de Geografia: A experiência do Estágio Curricular Supervisionado II na Escola Estadual Coema Souto Maior Nogueira em Boa Vista/RR. (2022). Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 4(1), 31-39. https://doi.org/10.24979/makunaima.v4i1.1052