A prática de estágio na formação do professor de Geografia
A experiência do Estágio Curricular Supervisionado II na Escola Estadual Coema Souto Maior Nogueira em Boa Vista/RR
DOI:
https://doi.org/10.24979/makunaima.v4i1.1052Palavras-chave:
Estágio, Currículo, GeografiaResumo
O presente artigo trata em apresentar sobre a importância do estágio curricular supervisionado II como requisito na formação do professor de Geografia. A problemática da pesquisa é analisar a experiência adquirida no estágio curricular com as séries de 8° e 9° no turno vespertino realizada na escola estadual Coema Souto Maior Nogueira localizado no bairro Tancredo Neves na zona Oeste de Boa Vista - RR apresentando os principais fatores positivos e negativos que a experiência de regência proporcionou na formação do Professor de Geografia. O objetivo geral se trata em apresentar a importância da prática de estágio na formação do professor com uma metodologia com base na descrição do artigo de acordo com os padrões científicos e uma justificativa de caráter social, científico e de campo buscando visar o alcance de uma literatura de caráter similar. O período de estágio foi realizado nos meses de agosto, setembro e outubro de 2018.
Downloads
Referências
ANELISE, C. Dalla Corte; CIBELE, K. Lemke. O estágio supervisionado e sua formação Docente Frente aos novos Desafios de Ensinar. 2015, p 02.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia/Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. p 26.
CLAUDIANA, Antonia Claudiana de Lucena Freitas; VIANA, Idaléceia Viana Batalha; SANDRA, Tereza Sandra Loiola Vasconcelos. Os desafios para a prática docente no estágio supervisionado em Geografia. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2014/2015, p 01.
CÍCERO, Adão Cícero Ferreira Nunes. As dificuldades de ensinar Geografia. Geografia-Londrina-Volume 13-Número 1-Jan./Jun 2004 p 3. Disponível em http://www.geo.uel.br/revista.
EDIVANI. Maria Edivani Silva Barbosa; BORGES. Luzyanni Borges Rocha. Estágio Supervisionado em Geografia: Oportunidade de reflexão sobre o espaço escolar. Departamento de Geografia. Universidade Federal do Ceará, 2010, p. 01.
GIL. Antônio Carlos; 1946. Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. – 4 ed. – São Paulo: Atlas, 2002, p. 42, 44.
MANOEL, Clavir Manoel de França. Os desafios em ensinar Geografia: Uso de diferentes metodologias e recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem. Paraná, 2014, P 03.
NETA, Maria da Paz dos Santos; MENDES, Ismael Mendes Andrade. Estágio em Geografia: Teoria e prática na formação dos professores. Universidade do Estado da Bahia. Bahia, 2014, 02 e 04.
OTÁVIO, Francisco Otávio Landim Neto; EDIVANI, Maria Silva Barbosa. O Ensino de Geografia na Educação Básica: uma análise da relação entre a formação e sua atuação na Geografia Escolar. Universidade Federal do Ceará- UFC- Geosaberes- V 1, n.2, Dezembro, 2010, p 04.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013, P 127.
SILVA, Guilherme Leonardo Freitas; ROSSO, Ademir José. As Condições do trabalho docente dos Professores das escolas Públicas de Ponta Grossa-PR. UEPG. Paraná. 2008, p 02.
SILVA, Osana da Silva Costa. Os Desafios de Lecionar Geografia no Ensino Fundamental II: Um estudo com professores das escolas públicas do Município de Areia-PB. Paraíba. 2014, p 02, 03.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Dalto Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A Revista Eletrônica Casa de Makunaima é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e a criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial: https://periodicos.uerr.edu.br/makunaima.