A experiência do estágio na preparação do futuro docente em Geografia
Relato de Regência Curricular Supervisionado I na Escola Estadual Caranã em Boa Vista/RR
DOI:
https://doi.org/10.24979/9dc0wb76Palavras-chave:
Experiência, Ensino, EstágioResumo
O presente artigo apresenta a experiência de estágio curricular supervisionado I em Geografia realizado na escola Estadual Caranã localizada no Bairro Caranã na cidade de Boa Vista RR. O objetivo geral do estágio é proporcionar ao acadêmico a realidade do local de trabalho em que ele irá presenciar conhecendo a metodologia de trabalho dos professores colaboradores, vivenciando o cotidiano que é de está em uma sala de aula, fazendo os primeiros passos na área da docência. É uma das etapas mais importantes da graduação, pois é um dos momentos em que se mescla a teoria com a prática. O artigo tem como metodologia relatar sobre a importância do estágio supervisionado e para a formação do professor de geografia relatando as experiências adquiridas, dificuldades, perspectivas, os resultados alcançados na regência de estágio realizada na escola estadual Caranã que serviu de base para a regência de estágio que ocorreu nos meses de Abril, Maio e Junho de 2018.
Downloads
Referências
ARAÚJO. Elisabeth Cristina Dantas; DANTAS. Danyelle Rayane; A Importância da Pesquisa e da prática de estágio na formação do Professor de Geografia; universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Rio Grande do Norte, 2012, p 02.
BARBOSA. Maria Edivani Silva; ROCHA. Luzianny Borges; Estágio Supervisionado em Geografia: Oportunidade de Reflexão sobre o espaço escolar. XVII encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Fortaleza-Ceará, Eduece, 2014, p 03.
BOTELHO. Thaís Aquino Sigarini. Formação Docente: Importância do estágio na relação teoria e prática e na construção da Identidade. Jornada brasileira de Educação e linguagem/Encontro do Profeduc e Profletras/Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul. Campo Grande-MS, vol. 1, n 1, 2018, p 03.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010, p 43-45.
GONDIM. Maria Stela da; SEGATTO. Monica Silva. O estágio supervisionado e suas dificuldades na visão de estagiários em licenciatura em Química do IQUFU. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências – X ENPEC, Águas de Lindóia-SP, 2015, p 04.
MACHADO. Ana Paula Faria. FILHO. Aroldo Vieira de Moraes; A importância do estágio supervisionado curricular na formação inicial docente. UNIFAN, Goiânia – GO, Vol. 6, n 2, 2020, p 08.
MARTINS. Rosa Elisabet Militz W; TONINI. Ivaine Maria. A importância do estágio supervisionado em Geografia na construção do saber/fazer docente. Santa Maria - RS, UFSM, Geografia ensino e pesquisa, Vol. 20, n 3, 2016, p 05.
NETO. Francisco Alves Cordeiro; Estágio supervisionado: relação teoria e prática no desenvolvimento Profissional em Geografia. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Geografia) Universidade Estadual da Paraíba-UEPB-Centro de Humanidades Campus-III Departamento de Geo-História. Guarabira-Paraíba, 2014. p, 13-17.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013, p 27.
SCALABRIN. Izabel Cristina; MOLINARE. Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Araras-SP, Revistaunar, Vol. 07, n 01, 2013, p 01-02.
SANTOS. Verônica Silva; SANTOS. Cristiane; DIAS. Alfrancio Ferreira. Dilemas e Desafios do estágio Supervisionado na graduação. Repositório Institucional Universidade Federal de Sergipe-UFS. VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade” (EDUCON), São Cristóvão-Sergipe. 2012, p 03.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dalto Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A Revista Eletrônica Casa de Makunaima é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e a criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial: https://periodicos.uerr.edu.br/makunaima.