A experiência do estágio na preparação do futuro docente em Geografia

Relato de Regência Curricular Supervisionado I na Escola Estadual Caranã em Boa Vista/RR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/9dc0wb76

Palavras-chave:

Experiência, Ensino, Estágio

Resumo

O presente artigo apresenta a experiência de estágio curricular supervisionado I em Geografia realizado na escola Estadual Caranã localizada no Bairro Caranã na cidade de Boa Vista RR. O objetivo geral do estágio é proporcionar ao acadêmico a realidade do local de trabalho em que ele irá presenciar conhecendo a metodologia de trabalho dos professores colaboradores, vivenciando o cotidiano que é de está em uma sala de aula, fazendo os primeiros passos na área da docência. É uma das etapas mais importantes da graduação, pois é um dos momentos em que se mescla a teoria com a prática. O artigo tem como metodologia relatar sobre a importância do estágio supervisionado e para a formação do professor de geografia relatando as experiências adquiridas, dificuldades, perspectivas, os resultados alcançados na regência de estágio realizada na escola estadual Caranã que serviu de base para a regência de estágio que ocorreu nos meses de Abril, Maio e Junho de 2018. 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dalto Alves, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Pós-Graduado em Especialização em Geografia com Enfase no Ensino pela Universidade Estadual de Roraima-UERR no ano de 2021. Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Roraima-UERR no ano de 2019. Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Subprojeto "Geografia" - PIBID na Escola Estadual Oswaldo Cruz no ano de 2018 e 2019.

Referências

ARAÚJO. Elisabeth Cristina Dantas; DANTAS. Danyelle Rayane; A Importância da Pesquisa e da prática de estágio na formação do Professor de Geografia; universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Rio Grande do Norte, 2012, p 02.

BARBOSA. Maria Edivani Silva; ROCHA. Luzianny Borges; Estágio Supervisionado em Geografia: Oportunidade de Reflexão sobre o espaço escolar. XVII encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Fortaleza-Ceará, Eduece, 2014, p 03.

BOTELHO. Thaís Aquino Sigarini. Formação Docente: Importância do estágio na relação teoria e prática e na construção da Identidade. Jornada brasileira de Educação e linguagem/Encontro do Profeduc e Profletras/Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul. Campo Grande-MS, vol. 1, n 1, 2018, p 03.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010, p 43-45.

GONDIM. Maria Stela da; SEGATTO. Monica Silva. O estágio supervisionado e suas dificuldades na visão de estagiários em licenciatura em Química do IQUFU. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências – X ENPEC, Águas de Lindóia-SP, 2015, p 04.

MACHADO. Ana Paula Faria. FILHO. Aroldo Vieira de Moraes; A importância do estágio supervisionado curricular na formação inicial docente. UNIFAN, Goiânia – GO, Vol. 6, n 2, 2020, p 08.

MARTINS. Rosa Elisabet Militz W; TONINI. Ivaine Maria. A importância do estágio supervisionado em Geografia na construção do saber/fazer docente. Santa Maria - RS, UFSM, Geografia ensino e pesquisa, Vol. 20, n 3, 2016, p 05.

NETO. Francisco Alves Cordeiro; Estágio supervisionado: relação teoria e prática no desenvolvimento Profissional em Geografia. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Geografia) Universidade Estadual da Paraíba-UEPB-Centro de Humanidades Campus-III Departamento de Geo-História. Guarabira-Paraíba, 2014. p, 13-17.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013, p 27.

SCALABRIN. Izabel Cristina; MOLINARE. Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Araras-SP, Revistaunar, Vol. 07, n 01, 2013, p 01-02.

SANTOS. Verônica Silva; SANTOS. Cristiane; DIAS. Alfrancio Ferreira. Dilemas e Desafios do estágio Supervisionado na graduação. Repositório Institucional Universidade Federal de Sergipe-UFS. VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade” (EDUCON), São Cristóvão-Sergipe. 2012, p 03.

Downloads

Publicado

01/08/2023

Como Citar

A experiência do estágio na preparação do futuro docente em Geografia: Relato de Regência Curricular Supervisionado I na Escola Estadual Caranã em Boa Vista/RR. (2023). Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 5(1), 26-33. https://doi.org/10.24979/9dc0wb76