PEDAGOGIA INDÍGENA EM JOGOS E BRINCADEIRAS NA BUSCA DE UM ENSINO DIFERENCIADO NAS ESCOLAS INDÍGENAS

Autores

  • Maria de Fatima da Silva Angelo Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima https://orcid.org/0009-0008-9744-8907
  • Ms Aldinesio Sarmento Silveira Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima https://orcid.org/0009-0006-5765-5587
  • Drª Leila Maria Camargo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
  • Drª Maristela Bortolon de Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.24979/makunaima.v6i1.1408

Palavras-chave:

jogos, brincadeiras, pedagogia indígena, ensino diferenciada

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar o processo da pedagogia Indígena em jogos e brincadeira para um ensino diferenciada nas escolas indígenas. Nele foram identificados os elementos que constituem uma pedagogia indígena e compreender e as possibilidades de utilização de jogos e brincadeiras como parte do ensino diferenciado em escolas indígenas. Vale ressaltar que a pedagogia indígena é de suma importância para os povos originários, porque traz uma realidade vivida por eles. Uma manifestação de convivência na qual levara aos conhecimentos para os alunos para que conheçam os fatos passados, presente e as possibilidades futuras. E para isso acontecer precisamos conhecer real situação dos povos originários. No entanto é possível afirmar que motivação das crianças indígenas tem uma alternativa através de jogos e brincadeira indígenas e também não indígenas, onde é possivelmente chamar atenção das crianças no procedimento de ensino através das brincadeiras. E para isso acontecer faz-se necessário que o professor indígena passe por uma formação, para lecionar de acordo com as necessidades do corpo discente.

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Biografia do Autor

  • Maria de Fatima da Silva Angelo, Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima

    Professora formadora do Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima. Ms em Educação pela Universidade Estadual de Roraima.

  • Ms Aldinesio Sarmento Silveira, Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima

    Professor Formador do Centro Estadual de Formação dos profissionais da Educação do Estado de Roraima. Ms em Educação pela Universidade Estadual de Roraima.

  • Drª Leila Maria Camargo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima

    Professora da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e da Rede Pública de Ensino do Estado. Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Pós-doutoranda junto à UFPA (2019-2020).

  • Drª Maristela Bortolon de Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima

    Licenciada em Educação Física e em Pedagogia. Especialização em Metodologia do Ensino e em Metodologia do ensino Superior. Mestrado em Ciencias de la Educación Superior - Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos. Doutorado em Educação pela UNISINOS. Professora Titular aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. Experiência na área de Educação, Educação Física e Educação Indígena, Metodologia, Gestão e Planejamento Escolar, prática e formação docente. Docente titular do Mestrado em Educação da UERR/IFRR

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Publicado

31/07/2024

Como Citar

PEDAGOGIA INDÍGENA EM JOGOS E BRINCADEIRAS NA BUSCA DE UM ENSINO DIFERENCIADO NAS ESCOLAS INDÍGENAS. (2024). Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 6(1), 1-17. https://doi.org/10.24979/makunaima.v6i1.1408