PEDAGOGIA INDÍGENA EM JOGOS E BRINCADEIRAS NA BUSCA DE UM ENSINO DIFERENCIADO NAS ESCOLAS INDÍGENAS
DOI:
https://doi.org/10.24979/makunaima.v6i1.1408Palavras-chave:
jogos, brincadeiras, pedagogia indígena, ensino diferenciadaResumo
O artigo tem como objetivo apresentar o processo da pedagogia Indígena em jogos e brincadeira para um ensino diferenciada nas escolas indígenas. Nele foram identificados os elementos que constituem uma pedagogia indígena e compreender e as possibilidades de utilização de jogos e brincadeiras como parte do ensino diferenciado em escolas indígenas. Vale ressaltar que a pedagogia indígena é de suma importância para os povos originários, porque traz uma realidade vivida por eles. Uma manifestação de convivência na qual levara aos conhecimentos para os alunos para que conheçam os fatos passados, presente e as possibilidades futuras. E para isso acontecer precisamos conhecer real situação dos povos originários. No entanto é possível afirmar que motivação das crianças indígenas tem uma alternativa através de jogos e brincadeira indígenas e também não indígenas, onde é possivelmente chamar atenção das crianças no procedimento de ensino através das brincadeiras. E para isso acontecer faz-se necessário que o professor indígena passe por uma formação, para lecionar de acordo com as necessidades do corpo discente.
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