A importância do estágio para a preparação do docente em Geografia

A experiência do Estágio Curricular Supervisionado III no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima IFRR, em Boa Vista-RR.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/makunaima.v4i1.1087

Palavras-chave:

Geografia, Estágio, Ensino Médio

Resumo

O presente artigo trata em apresentar sobre a experiência de estágio curricular supervisionado III realizada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR localizado no Bairro Pricumã em Boa Vista-RR nos turnos matutino e Vespertino no ano de 2019. O objetivo Geral é relatar a vivência, experiência e conhecimentos adquiridos nos quatro meses de estágio que ocorreram na Instituição com uma justificativa de caráter social, científico e de campo. A metodologia da pesquisa tem como foco os métodos científicos que serviram de base para a construção do manuscrito. O artigo está estruturado em etapas para poder melhor explicar como foi o período de estágio elaborado no Instituto. Os resultados obtidos ocorreram devido à experiência adquirida com as turmas trabalhadas para os alunos do ensino médio com seis turmas sendo duas de cada série analisando as comparações em relação aos estágios anteriores apontando as dificuldades, aspectos positivos, negativos e principalmente o conhecimento adquirido no período de regência na Instituição. O estágio curricular supervisionado III é um dos componentes curriculares do Curso de licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Roraima-UERR. A etapa de estágio foi desenvolvida nos meses de Março, Abril, Maio e Junho de 2019.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dalto Alves, Universidade Estadual de Roraima/UERR

    Pós-Graduado em Especialização em Geografia com Enfase no Ensino pela Universidade Estadual de Roraima-UERR no ano de 2021. Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Roraima-UERR no ano de 2019. Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Subprojeto "Geografia" - PIBID na Escola Estadual Oswaldo Cruz no ano de 2018 e 2019.

Referências

FILHA. Maria de Fátima Rodrigues de Souza; JACAÚNA. Carmen Lourdes F. dos Santos; Análise das Contribuições do Ensino de Geografia para a Formação Cidadã dos Alunos do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Dom Gino Malvestio. Repositório Institucional, Universidade Estadual do Amazonas-Parintins, Amazonas, 2017 P 02 & 06.

GIL. Antônio Carlos; 1946. Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. – 4 ed. – São Paulo: Atlas, 2002, p. 42.

LEITE. João Paulo Angelo; SÁ. Leonardo Nogueira; FILHO. Gilson Brandão da Rocha; A Importância do Ensino da Geografia em sala de aula: Um Olhar sobre a Valorização da Prática Docente e a Aprendizagem. VII Congresso Internacional das Licenciaturas-COINTER PDVL. Recife, 2020, P 03.

OLIVEIRA, Anderson Matheus André de. O Ensino de Geografia no Ensino Médio: Uma Problematização. 1º ERESPP- Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN, Editora Realize. Luiz Gomes-Paraíba, 2017, P 03.

Orientações Curriculares para o Ensino Médio, Ciências Humanas e suas Tecnologias/Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. p 43 e 44.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013, P 70 & 27.

QUEIROZ, Adriana Matias. A Importância do estágio Supervisionado na Vida Acadêmica e Profissional do estagiário. V Encontro de Iniciação à Docência da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Editora Realize. Paraíba, 2015, P, 07.

SANTOS. Aline Bezerra da Silva; MORAES. Isa Lucia; A Importância do Estágio Supervisionado do Ensino Médio para a Formação Inicial de Docentes. Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão do CCSEH – III SEPE Ética, Política e Educação no Brasil Contemporâneo. Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-Goiás, 2017, P 2 & 3.

SANTOS. Fábio Rodrigues; Contexto Histórico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR. Disponível em: ifrr.edu. br/acessoainformacao/institucional/histórico-1. Acesso em 25/06/2022.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de Pesquisa. – 2º ed. Reimp. – Florianópolis-SC: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2013, P 19.

Downloads

Publicado

11/08/2022

Como Citar

A importância do estágio para a preparação do docente em Geografia: A experiência do Estágio Curricular Supervisionado III no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima IFRR, em Boa Vista-RR. (2022). Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 4(1), 68-77. https://doi.org/10.24979/makunaima.v4i1.1087