APLICAÇÃO DA AULA DE CAMPO COMO UMA PRÁTICA EFETIVA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O ESTUDO DE CASO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO DE JERICOACOARA, CEARÁ.

Autores

  • Priscila Daiane Pereira Lopes Universidade Estadual do Ceará/UECE
  • Nagela Segundo Teixeira Universidade Estadual do Ceará/UECE
  • Leonor de Maria Rodrigues Melo Universidade Estadual do Ceará/UECE

DOI:

https://doi.org/10.24979/makunaima.v2i4.682

Palavras-chave:

Meio ambiente, Sustentabilidade, Pesquisa-ação

Resumo

Diante do atual contexto mundial marcado pela utilização desenfreada dos recursos naturais e pela degradação do meio ambiente, cria-se uma necessidade de  articulação entre a escola e a comunidade para buscar ferramentas que minimizem o desgaste ambiental, tendo em vista que o ser humano é o principal  responsável. Dessa forma, a Educação Ambiental, que reside na atuação consciente dos cidadãos, promove o aumento de práticas sustentáveis bem como a   redução de danos ambientais. A presente pesquisa justifica-se na relevância da apropriação da aula de campo no ensino da Educação Ambiental, na perspectiva  de que essa leve o aluno a conhecer temas relacionados com a área ambiental, com o intuito de tornar-se um cidadão consciente de suas práticas. O objetivo  deste estudo é entender e verificar a relevância das práticas de aula de campo como ferramenta fundamental para o processo de conhecimento de Educação  Ambiental, especificamente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Consolação de Jericoacoara. Como prática metodológica os  ecossistemas costeiros foram expostos e explicados mediante uma aula de campo, com a finalidade de levar o aluno a ter um conhecimento e a consciência de  prática de Educação Ambiental em ambientes de seu próprio convívio. Para a realização do trabalho, utilizou-se a pesquisa-ação como método de pesquisa,  possibilitando aos participantes condições de investigar sua própria prática de uma forma crítica e reflexiva, como resultadoobservou-se que o contato com o ambiente natural levou os alunos a uma percepção e interação que notadamente estimulou suas relações com o mesmo, o que nos leva a relacionar Educação  Ambiental e Aula de campo como práticas muito próximas e relevantes.

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Publicado

2020-04-18

Como Citar

Priscila Daiane Pereira Lopes, Nagela Segundo Teixeira, & Leonor de Maria Rodrigues Melo. (2020). APLICAÇÃO DA AULA DE CAMPO COMO UMA PRÁTICA EFETIVA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O ESTUDO DE CASO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO DE JERICOACOARA, CEARÁ. Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 2(4), 55-64. https://doi.org/10.24979/makunaima.v2i4.682