Adolescência, Saúde Mental e TransLGBQIA+fobia no Ambiente Escolar
DOI:
https://doi.org/10.24979/vi.1154Palavras-chave:
Educação, Saúde mental, TRANSLGBQIAResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões iniciais de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, a qual discutirá sobre a relação entre a saúde mental e a TRANSLGBQIA+fobia em adolescentes, no ambiente escolar. A homofobia é uma manifestação arbitrária, a qual se denomina o outro como contrário, inferior ou anormal. Desse modo, o homossexual é visto - pela norma social - como bizarro, estranho ou extravagante. A escola é um espaço público destinado a promover a cidadania, consequentemente, a função da educação não deve e não pode se restringir apenas a transmissão de conhecimentos. O papel da escola é lutar contra a intolerância e consequentemente reconhecer a igualdade de pessoas trans, gays e lésbicas como sendo uma questão que tem a ver com todos. A partir do levantamento bibliográfico realizado, os resultados foram discutidos a partir das categorias em intersecção: Homofobia e Adoecimento psíquico em adolescentes TRANSLGBQIA+. A partir dos dados encontrados nos estudos, pode-se inferir que a população TRANSLGBQIA+ está mais suscetível ao adoecimento psíquico em função da sua orientação sexual, se comparados com os heterossexuais. Tal adoecimento pode estar relacionado à marginalização que esses grupos sofrem nos diversos ambientes os quais estão inseridos: na família, na escola e na sociedade em geral.
Downloads
Referências
ANJOS, Katia Maria Barbosa dos. Heteronormatividade no contexto escolar: resistências e enfrentamentos de estudantes LGBTQIA+.2022. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, Amapá, 2022.
BARROS, Raquel Porto et al. Necessidades em Saúde dos adolescentes na perspectiva dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Ciênc. Saúde Colet., v. 26 n.02, fev. 2021.
BORRILLO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Lei nº 8.069, 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União. ano 1990.
DUARTE, Marco José de Oliveira. Diversidade sexual e Política Nacional de Saúde Mental: contribuições pertinentes dos sujeitos insistentes. Revista em pauta, Rio de Janeiro, v.9, n.28, p.83-101, dez. 2011.
FERREIRA, L.C.M; COELHO, M.O; DUARTE, M.J.O. DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA SAÚDE MENTAL: Aproximações e experiências no campo da pesquisa. Revistas Unilab, v. 02, n. 01, jan./mar. 2018.
FILHO, Fernando Silva Teixeira; RONDINI, Carina Alexandra. Ideações e Tentativas de Suicídio em Adolescentes com Práticas Sexuais Hetero e Homoeróticas. Saúde Soc., São Paulo, v.21, n.3, p.651-667, 2012.
LIONÇO, Tatiana. Homofobia & Educação: um desafio ao silêncio / Tatiana Lionço; Debora Diniz (orgs). Brasília: Letras Livres: EdUnB, 2009.
MATTA, Thenessi Freitas et al. Diversidade sexual na escola: estudo qualitativo com estudantes do Ensino Médio do Município do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública, v.37, n.11, 2021.
MISKOLCI, Richard. Não ao sexo rei: da estética da existência foucaultiana à política queer. In: DE SOUZA, Luiz Antônio Francisco; SABATINE, Thiago Teixeira; MAGALHÃES, Boris Ribeiro de (Orgs.). Michel Foucault: sexualidade, corpo e direito São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
PRADO, Marco Aurélio Máximo; JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia, hierarquização e humilhação social. In: VENTURI, Gustavo; BOKANY, Vilma (orgs). Diversidade sexual e homofobia no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011. p. 51-71.
PEREIRA, Alexandre Adalberto; ANJOS, Katia Maria Barbosa dos; LIMA, Wollacy Esquerdo. A heteronormatividade em escolas de Santana, Amapá: impactos nas vidas de estudantes LGBTQIA+. Revista Cocar, Belém, v.16, n.34, p.1-22, 2022.
RAMIRES, Luiz. Homofobia na escola: o olhar de um educador social do movimento LGBT. In: VENTURI, Gustavo; BOKANY, Vilma (orgs). Diversidade sexual e homofobia no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011. p. 131-140.
RODRIGUES, Beatriz. Diversidade sexual, gênero e inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação Básica, v.2, n.6, nov./dez. 2017.
SILVA, José Carlos Pacheco da et al. Diversidade sexual: uma leitura do impacto do estigma e discriminação na adolescência. Ciênc. Saúde Colet., abr. 2021.
SOUZA, Ana Santana; COSTA, Vânia Aparecida. Diversidade e formação humana integral: o que os jovens alunos pensam sobre discutir gênero na escola. Bagoas, n.20, 2019.
ZAMBRANO, Elizabeth. Transexuais: identidade e cidadania. In: VENTURI, Gustavo; BOKANY, Vilma (orgs). Diversidade sexual e homofobia no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011. p.97-107.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marina de Almeida Cavalcante, Alexandre Adalberto Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A Revista Eletrônica Casa de Makunaima é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e a criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial: https://periodicos.uerr.edu.br/makunaima.