Adolescência, Saúde Mental e TransLGBQIA+fobia no Ambiente Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/vi.1154

Palavras-chave:

Educação, Saúde mental, TRANSLGBQIA

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões iniciais de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, a qual discutirá sobre a relação entre a saúde mental e a TRANSLGBQIA+fobia em adolescentes, no ambiente escolar. A homofobia é uma manifestação arbitrária, a qual se denomina o outro como contrário, inferior ou anormal. Desse modo, o homossexual é visto - pela norma social - como bizarro, estranho ou extravagante. A escola é um espaço público destinado a promover a cidadania, consequentemente, a função da educação não deve e não pode se restringir apenas a transmissão de conhecimentos. O papel da escola é lutar contra a intolerância e consequentemente reconhecer a igualdade de pessoas trans, gays e lésbicas como sendo uma questão que tem a ver com todos. A partir do levantamento bibliográfico realizado, os resultados foram discutidos a partir das categorias em intersecção: Homofobia e Adoecimento psíquico em adolescentes TRANSLGBQIA+. A partir dos dados encontrados nos estudos, pode-se inferir que a população TRANSLGBQIA+ está mais suscetível ao adoecimento psíquico em função da sua orientação sexual, se comparados com os heterossexuais. Tal adoecimento pode estar relacionado à marginalização que esses grupos sofrem nos diversos ambientes os quais estão inseridos: na família, na escola e na sociedade em geral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANJOS, Katia Maria Barbosa dos. Heteronormatividade no contexto escolar: resistências e enfrentamentos de estudantes LGBTQIA+.2022. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, Amapá, 2022.

BARROS, Raquel Porto et al. Necessidades em Saúde dos adolescentes na perspectiva dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Ciênc. Saúde Colet., v. 26 n.02, fev. 2021.

BORRILLO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Lei nº 8.069, 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União. ano 1990.

DUARTE, Marco José de Oliveira. Diversidade sexual e Política Nacional de Saúde Mental: contribuições pertinentes dos sujeitos insistentes. Revista em pauta, Rio de Janeiro, v.9, n.28, p.83-101, dez. 2011.

FERREIRA, L.C.M; COELHO, M.O; DUARTE, M.J.O. DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA SAÚDE MENTAL: Aproximações e experiências no campo da pesquisa. Revistas Unilab, v. 02, n. 01, jan./mar. 2018.

FILHO, Fernando Silva Teixeira; RONDINI, Carina Alexandra. Ideações e Tentativas de Suicídio em Adolescentes com Práticas Sexuais Hetero e Homoeróticas. Saúde Soc., São Paulo, v.21, n.3, p.651-667, 2012.

LIONÇO, Tatiana. Homofobia & Educação: um desafio ao silêncio / Tatiana Lionço; Debora Diniz (orgs). Brasília: Letras Livres: EdUnB, 2009.

MATTA, Thenessi Freitas et al. Diversidade sexual na escola: estudo qualitativo com estudantes do Ensino Médio do Município do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública, v.37, n.11, 2021.

MISKOLCI, Richard. Não ao sexo rei: da estética da existência foucaultiana à política queer. In: DE SOUZA, Luiz Antônio Francisco; SABATINE, Thiago Teixeira; MAGALHÃES, Boris Ribeiro de (Orgs.). Michel Foucault: sexualidade, corpo e direito São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

PRADO, Marco Aurélio Máximo; JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia, hierarquização e humilhação social. In: VENTURI, Gustavo; BOKANY, Vilma (orgs). Diversidade sexual e homofobia no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011. p. 51-71.

PEREIRA, Alexandre Adalberto; ANJOS, Katia Maria Barbosa dos; LIMA, Wollacy Esquerdo. A heteronormatividade em escolas de Santana, Amapá: impactos nas vidas de estudantes LGBTQIA+. Revista Cocar, Belém, v.16, n.34, p.1-22, 2022.

RAMIRES, Luiz. Homofobia na escola: o olhar de um educador social do movimento LGBT. In: VENTURI, Gustavo; BOKANY, Vilma (orgs). Diversidade sexual e homofobia no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011. p. 131-140.

RODRIGUES, Beatriz. Diversidade sexual, gênero e inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação Básica, v.2, n.6, nov./dez. 2017.

SILVA, José Carlos Pacheco da et al. Diversidade sexual: uma leitura do impacto do estigma e discriminação na adolescência. Ciênc. Saúde Colet., abr. 2021.

SOUZA, Ana Santana; COSTA, Vânia Aparecida. Diversidade e formação humana integral: o que os jovens alunos pensam sobre discutir gênero na escola. Bagoas, n.20, 2019.

ZAMBRANO, Elizabeth. Transexuais: identidade e cidadania. In: VENTURI, Gustavo; BOKANY, Vilma (orgs). Diversidade sexual e homofobia no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011. p.97-107.

Downloads

Publicado

19/09/2023

Como Citar

Adolescência, Saúde Mental e TransLGBQIA+fobia no Ambiente Escolar. (2023). Revista Eletrônica Casa De Makunaima, 39-49. https://doi.org/10.24979/vi.1154

Artigos Semelhantes

21-30 de 42

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.