Educação Ambiental e Turismo no Espaço Rural na Amazônia
Uma Experiência na Comunidade Paraizinho no Rio Madeira em Humaitá-AM
DOI:
https://doi.org/10.24979/makunaima.vi.1531Palavras-chave:
Ambiental, Amazônia, TurismoResumo
O Presente artigo retrata experiência em Educação Ambiental e Turismo no Espaço Rural, no rio Madeira, no município de Humaitá no Amazonas na Amazônia, veiculada pela Comunidade Paraizinho, situada no entorno da Unidade de Conservação Floresta Nacional de Humaitá e Terra Indígena Nove de Janeiro. Foram realizadas visitas técnicas, reuniões comunitárias, oficina participativa de Educação Ambiental, sensibilização e planejamento turístico, inventário da oferta turística comunitária, mutirão de limpeza na comunidade, atividades lúdicas com crianças da comunidade e a implantação de placa identificativa. Contou com a presença de aproximadamente 50 participantes, onde ocorre o projeto piloto da Agricultura Familiar e o interesse de reivindicações dos comunitários em buscar parcerias dos entes públicos e privados para fortalecer o ordenamento e desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental e Turismo Comunitário. Utilizou-se a metodologia participativa e ações colaborativas com aplicação da matriz SWOT e destaque para as vocações naturais e culturais locais. As vocações naturais e culturais da Comunidade Paraizinho apontaram para uma efetiva prática de Educação Ambiental com vistas ao desenvolvimento dos segmentos de Turismo Rural na Agricultura Familiar, o Ecoturismo, Pesca Esportiva, Turismo Cultural, muito embora seja necessária maior participação e envolvimento comunitário, bem como, a melhoria da infraestrutura turística, além da acessibilidade, fiscalização, sinalização, meios de hospedagem, alimentação, formatação de produtos turísticos, promoção turística, gestão comunitária e o trato adequado com a água e o destino dos resíduos sólidos produzidos na Comunidade Paraizinho
Downloads
Referências
BRASIL, MINISTÉRIO DO TURISMO. Projeto Inventário da Oferta Turística. Brasília: Ministério do Turismo, 2010.
CASTRO, J. M. A Selva. Editora Civilização Brasileira S.A. Rio de Janeiro,1967.
MAIA, M. A. M.; MARMOS, J. L. Geodiversidade do Estado do Amazonas. Manaus. CPRM, 2010.
RODRIGUEZ, J. M. M.; SILVA, E. V. Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável: problemáticas, tendências e desafios. Fortaleza: UFC, 2009.
SEABRA, G. Educação Ambiental no Mundo Globalizado. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2011.
VERAS, A. T. R.; LÚCIO, K. A. G.; GIOVANNI, F. S (Org.). Coletânea a Conferência da Terra: línguas, ritos e protagonismos nos territórios indígenas: planejamento ambiental, recursos hídricos e patrimônio cultural (Tomo III) – Boa Vista: Editora da UFRR, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Todo o conteúdo desta revista está protegido pela Lei de Direitos Autorais (9.610/98). A reprodução parcial ou completa de artigos, fotografias ou artes no geral contidas nas publicões deve ser creditada ao autor em questão. A Revista Eletrônica Casa de Makunaima é distribuída sob a licença Creative Commons – Atribuição – uso comercial – compartilhamento pela mesma licença (BY). Há permissão de uso e a criação de obras derivadas do material, contanto que haja atribuição de créditos (BY). As publicaçãos são distribuídas gratuitamente no site oficial: https://periodicos.uerr.edu.br/makunaima.