QUEIMA DE PASTAGENS EM RORAIMA, AMAZÔNIA BRASILEIRA: DINÂMICA DE CURTO PRAZO DOS NUTRIENTES NO SOLO
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v6i01.735Palavras-chave:
Amanônia, nutrientes no solo, pastagens, RoraimaResumo
Foi estudada a dinâmica de curto prazo (< 1 ano) do teor de nutrientes (0-20cm) de uma pastagem estabelecida em um solo podzólico vermelho-amarelo (Ultisol) em Roraima, extremo norte da Amazônia brasileira. Os resultados indicaram que logo após a queima (7 dias), os teores absolutos de Ca+2, Mg+2, K+, de Al+3, H+, %N (total) e %MO sofreram uma redução no valor absoluto. Entretanto, em todos os casos, não houve diferença estatística significativa na concentração dos nutrientes nos períodos de curto prazo investigados. A elevação da fertilidade do solo com a queimada foi efêmera, recaindo a níveis não diferentes dos valores iniciais a partir de 120 dias após a queimada. Portanto, neste estudo de caso, há um indicativo de que a queima dos resíduos florestais e do capim não possui efeitos significativos na dinâmica da fertilidade do solo no curto prazo de pastagens derivadas de florestas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.