EDUCAÇÃO SEXUAL: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REDE ESTADUAL DE BOA VISTA – RR
Keywords:
Sexualidade, ensino fundamental, professores de ciências, práticas pedagógicas.Abstract
O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções dos professores de ciências dos anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual de Boa Vista/RR em relação à temática Educação Sexual no ensino de ciências. A pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, do tipo descritiva e qualitativa, onde os participantes foram vinte e quatro professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental das escolas estaduais selecionadas em cada zona urbana da cidade de Boa Vista/RR. Os resultados demonstram que embora acreditem na abordagem interdisciplinar da temática, os professores ainda adotam metodologias de ensino e utilizam recursos didáticos que promovem apenas os aspectos biológicos da educação sexual, deixando de lado as dimensões sociocultural, psicológica, afetiva e ética da sexualidade humana. O investimento em capacitações, material didático adequado e em projetos interdisciplinares que incluam os profissionais de saúde e a família são necessários para o desenvolvimento ideal da educação sexual no ensino de ciências nas escolas estaduais.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 SANTOS, Vitória, OLIVEIRA, Sandra
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.