ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE COM OPERAÇÕES ARITMÉTICAS

Autores

  • Eugênia Karla Ferreira de Sousa Villória , Verônica de Oliveira Magalhães , Héctor José García Mendoza, Oscar Tintorer Delgado SILVA

Palavras-chave:

Base Orientadora da Ação; Teoria de Galperin; Teoria da Atividade; Ensino Problematizador.

Resumo

No processo educativo escolar, as ações do professor exercem papel fundamental na compreensão dos conhecimentos e elaboração de novos conceitos científicos por parte do discente. Desta forma, a organização de modelos didáticos para a aplicação das operações aritméticas de adição e de subtração no primeiro ano e multiplicação no sexto ano do Ensino Fundamental, proposta neste artigo, se dá através da elaboração de um Esquema da Base Orientadora Completa da Ação da Atividade de Situações Problema Discente. Para sistematização destes modelos, foi utilizada a Teoria de Atividade de Leontiev, organização de estudo de Talízina, Teoria de Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin e o ensino problematizador de Majmutov. São apresentadas discussões que envolvem o ensino estruturado a partir da construção do EBOCA, fundamentados na Teoria de Galperin na perspectiva de que os elementos discutidos direcionem o planejamento do professor. O estudo indica que a organização das ações descritas, são adequadas para um trabalho com conteúdos conceituais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Arquivos adicionais

Publicado

27/12/2020

Edição

Seção

Ensino: seção especial do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Como Citar

ESQUEMA DA BASE ORIENTADORA COMPLETA DA AÇÃO DA ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA DISCENTE COM OPERAÇÕES ARITMÉTICAS . Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 13, n. 01, p. 146–165, 2020. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/881.. Acesso em: 29 mar. 2024.