GEOMETRIA ESPACIAL COM O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DE PIRÂMIDES
Keywords:
Geometria, Ensino, Tecnologia educacional, GeoGebra.Abstract
O presente artigo tem por objetivo relatar uma proposta de atividades investigativas exploratórias para o ensino de Pirâmides, por meio do software GeoGebra. Essa proposta faz parte da sequência de atividades elaboradas para compor o Produto Educacional produzido em uma pesquisa de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática, na Universidade Estadual de Roraima (UERR). Teoricamente, apresentamos uma breve trajetória sobre a origem da geometria e sobre o uso das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da matemática. As atividades investigativas relatadas neste trabalho foram elaboradas com o objetivo de possibilitar aos alunos a compreensão dos conceitos geométricos de pirâmides, por meio da construção, experimentação, manipulação e visualização gráfica, com os recursos do software GeoGebra. Dentro de uma abordagem qualitativa, buscamos, por meio da pesquisa-ação, propor e desenvolver uma sequência de atividades, em uma turma de 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública localizada em Boa Vista-RR. Tal intervenção possibilitou a produção dos dados que foram registrados por meio de questionários, roteiro de observação da pesquisadora, registros fotográficos, arquivos digitais construídos com o software GeoGebra e registros escritos das atividades propostas. Os resultados evidenciam que a metodologia utilizada despertou o interesse dos alunos investigados em relação ao aprendizado da geometria espacial e a utilização do software GeoGebra possibilitou a visualização e manipulação dos objetos construídos, e consequentemente, investigação, compreensão dos conceitos de pirâmides e descobertas de conjecturas.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 SCALABRIN, A, MUSSATO, S.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.