GEOMETRIA ESPACIAL COM O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO DE PIRÂMIDES
Palavras-chave:
Geometria, Ensino, Tecnologia educacional, GeoGebra.Resumo
O presente artigo tem por objetivo relatar uma proposta de atividades investigativas exploratórias para o ensino de Pirâmides, por meio do software GeoGebra. Essa proposta faz parte da sequência de atividades elaboradas para compor o Produto Educacional produzido em uma pesquisa de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática, na Universidade Estadual de Roraima (UERR). Teoricamente, apresentamos uma breve trajetória sobre a origem da geometria e sobre o uso das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da matemática. As atividades investigativas relatadas neste trabalho foram elaboradas com o objetivo de possibilitar aos alunos a compreensão dos conceitos geométricos de pirâmides, por meio da construção, experimentação, manipulação e visualização gráfica, com os recursos do software GeoGebra. Dentro de uma abordagem qualitativa, buscamos, por meio da pesquisa-ação, propor e desenvolver uma sequência de atividades, em uma turma de 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública localizada em Boa Vista-RR. Tal intervenção possibilitou a produção dos dados que foram registrados por meio de questionários, roteiro de observação da pesquisadora, registros fotográficos, arquivos digitais construídos com o software GeoGebra e registros escritos das atividades propostas. Os resultados evidenciam que a metodologia utilizada despertou o interesse dos alunos investigados em relação ao aprendizado da geometria espacial e a utilização do software GeoGebra possibilitou a visualização e manipulação dos objetos construídos, e consequentemente, investigação, compreensão dos conceitos de pirâmides e descobertas de conjecturas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 SCALABRIN, A, MUSSATO, S.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.