2023: Dossiê: Possibilidades e Desafios da Educação Física no Ensino Médio

					Visualizar 2023: Dossiê: Possibilidades e Desafios da Educação Física no Ensino Médio

Sob a coordenação da professora Nilza Coqueiro Pires de Sousa, o dossiê apresenta 9 (nove) artigos que versam sobre as possibilidades e os desafios da Educação Física no ensino médio. Trata-se de uma edição que propicia diálogos e reflexões que transitam por novas perspectivas e orientações didático-pedagógicas acerca das unidades temáticas (brincadeiras e jogos; esportes; ginásticas; danças; lutas, artes circenses e, práticas corporais de aventura) apresentando novos caminhos e proposituras para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem das práticas corporais em todas as dimensões do desenvolvimento humano. Desta maneira, esperamos que os textos publicados neste dossiê contribuam para a formação inicial e continuada com base em propostas educativas diversificadas no contexto escolar para o campo de atuação acadêmica e profissional da Educação Física.

 

Organização

Profa. Dra. Nilza Coqueiro Pires de Sousa (nilza.sousa@uftm.edu.br)
Docente do curso de Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – campus de Uberaba/ Minas Gerais, Brasil

Pareceristas

Prof. Dr. Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão (arnaldo.leitao@muz.ifsuldeminas.edu.br)
Professor do curso de Educação Física - EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - campus de Muzambinho, Minas Gerais, Brasil

Profa. Dra. Camila Borges Ribeiro (camilaborges@hotmail.com)
Professora do Departamento de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil.

Profa. Dra. Daniela Bento Soares (daniela.bento-soares@unesp.br)
Docente dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) do Departamento de Educação Física, do Instituto de Biociências, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus de Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Prof. Dr. Donizete Cicero Xavier de Oliveira (donizete.oliveira@uftm.edu.br)
Professor do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – campus de Uberaba/ Minas Gerais, Brasil

Prof. Dr. Francisco Teixeira Coelho (francisco.coelho@uftm.edu.br)
Professor do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – campus de Uberaba/ Minas Gerais, Brasil

Profa. Dra. Fernanda Rossi (fernandarossiunesp@gmail.com)
Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP, campus de Bauru, São Paulo, Brasil

Prof. Dr. Josias Ferreira da Silva (josiasferreira@uerr.edu.br)
Professor da Universidade Estadual de Roraima (UERR) – campus Boa Vista/ Roraima, Brasil

Prof. Dr. Mateus Camargo Pereira (mateus.pereira@muz.ifsuldeminas.edu.br)
Professor e Coordenador do curso de Educação Física - EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - campus de Muzambinho, Minas Gerais, Brasil

Profa. Mestranda Fernanda Gabriela de Rezende Casagrande
Discente do Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - campus Muzambinho, Minas Gerais, Brasil

Prof. Doutorando Tuffy Felipe Brant (tuffy.brant@muz.ifsuldeminas.edu.br)
Docente nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física - EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - campus Muzambinho, Minas Gerais, Brasil

Publicado: 17/07/2023

Dossiês

  • Contribuições ao ensino da Educação Física na escola Análise das práticas corporais por meio da praxiologia motriz

    Lilian Aparecida Ferreira, Glauco Nunes Souto Ramos
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.24979/4rjv3x84
  • Análise sobre as mudanças para a Educação Física no Ensino Médio à luz da BNCC Desafios na docência e para a formação de professores

    Francisco Edson Pereira Leite, Doutor João Luiz da Costa Barros
    20-44
    DOI: https://doi.org/10.24979/2bx9z245
  • Avaliação e planejamento participativo na dinâmica curricular da Educação Física escolar

    Profa. Dra. Luciana Venâncio, Prof. Dr. Luiz Sanches Neto
    45-69
    DOI: https://doi.org/10.24979/p0s37m71
  • Educação Física no Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular Contextos, implicações e resistências

    Daniel Teixeira Maldonado
    70-84
    DOI: https://doi.org/10.24979/3arweh54
  • Para quem ensinar? Por uma didática das lutas nas aulas de Educação Física

    Marcos Roberto So, Gilson Santos Rodrigues
    85-112
    DOI: https://doi.org/10.24979/1x1d6252
  • Práticas corporais de aventura na Educação Física escolar

    Evandro Antonio Corrêa
    113-138
    DOI: https://doi.org/10.24979/r7frve30
  • O ‘amálgama’ de saberes docentes Articulações epistemológicas na Educação Física escolar

    Luís Felipe Nogueira Silva, Alcides Scaglia
    139-159
    DOI: https://doi.org/10.24979/b67whw02
  • A escola como locus A quantas anda o ensino das atividades circenses?

    Marco Antonio Coelho Bortoleto
    160-171
    DOI: https://doi.org/10.24979/qy8g3x71
  • Sentidos e significados da Educação Física para os alunos do Ensino Médio

    Larissa Beraldo Kawashima
    172-202
    DOI: https://doi.org/10.24979/y41prq46