DESAFIOS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

PROGRAMA DESAFIO ROTINA SAUDÁVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/ambiente.v1i1.836

Palavras-chave:

Projeto Paradesportivo, Hábitos Saudáveis, Qualidade de Vida, Saúde Mental

Resumo

O distanciamento e isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus, está mudando a rotina e hábitos de pessoas em todo o mundo e requer paciência para conter a aproximação entre pessoas. É comum que algumas pessoas apresentem comportamentos de ansiedade, estresse e angústia e entre essas pessoas temos as Pessoas com Deficiência (PcD) que também precisam estar no centro das discussões, principalmente em relação ao seu acolhimento, seja pelo poder público, pela iniciativa privada ou pelos veículos de comunicação. Os efeitos dessa pandemia causam um grande impacto em alunos de programas e projetos de atividade física e esportiva. É neste momento que a boa orientação serve para esclarecer dúvidas sobre como manter uma rotina saudável e bons hábitos. Por isso no Brasil, uma proposta foi desenvolvida pelo Projeto Paradesportivo de Sergipe (PPd/SE) da Universidade Federal de Sergipe, com uma assistência realizada de forma multidisciplinar, buscando acolher as pessoas com deficiência e propondo atividades durante o período de quarentena, para amenizar a carga emocional que todos estão sendo submetidos durante este período. Tendo em vista esse cenário, foi desenvolvido um programa, para trazer à comunidade informações e atividades da área da saúde para construir de forma progressiva hábitos e rotinas saudáveis gerando assim melhorias na saúde física e mental dos participantes. E o objetivo do presente estudo é descrever as atividades desenvolvidas pelo Programa Desafio Rotina Saudável e o impacto desta ação na vida dos envolvidos com o PPd/SE.

Palavras chave: Projeto Paradesportivo; Hábitos Saudáveis; Qualidade de Vida; Saúde Mental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Pedro Bonaparte Tavares, Universidade Federal de Sergipe/UFS

    Graduando de educação Física Bacharel. Monitor do Projeto Paradesportivo de Sergipe (PPd/SE) da Universidade Federal de Sergipe.

  • Tamires Nunes dos Santos, Universidade Federal de Sergipe/UFS

    Graduanda do curso de Educação Física Bacherelado. Monitora do Projeto Paradesportivo de Sergipe (PPd/SE) da Universidade Federal de Sergipe.

  • Augusto César Alves dos Santos, Universidade Federal de Sergipe/UFS

    Graduando em Educação Física

    Monitor do Projeto Paradesportivo de Sergipe (PPd/SE) da Universidade Federal de Sergipe

  • José Bergson Santana Santos, Universidade Federal de Sergipe/UFS

    Graduando em Educação Física Bacharelado

    Monitor do Projeto Paradesportivo de Sergipe (PPd/SE) da Universidade Federal de Sergipe

  • Marcelo Haiachi, Universidade Federal de Sergipe/UFS

    Doutor em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017), Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2007), Especialista em Desportos de Quadra, modalidade Voleibol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Especialista Gestão: Administração e Marketing pela Faculdades Integradas Maria Thereza (2004) e Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Possui curso de Professor do Programa Shuttle Time pela Badminton World Federation (2013); curso de Formação de Técnico Iniciante em Badminton pela Federação de Badminton do Estado do Rio de Janeiro (2012) e curso de Treinador nível III pela Confederação Brasileira de Voleibol (2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe ministrando as disciplinas Atividade Física Adaptada, Metodologia do Voleibol, Esportes de Raquete, Administração e Organização de Competição e Trabalho de Conclusão de Curso; Coordenador do Projeto Paradesportivo de Sergipe - PPdSE (2013 até a presente data); Consultor da Northern Virginia Volleyball Association - NVVA no Volleball Genome Project (2016 até a presente data); Consultor da Ballare Escola de Arte e Movimento na área Educacional e de Formação de Recursos Humanos (2020 até a presente data); Membro do Núcleo de Ciências do Esporte -NCE da Confederação Brasileira de Badminton (2016 até a presente data); Membro honorário do Instituto de Investigação Olímpica pertencente à Academia Olímpica Mexicana / Comité Olímpico Mexicano; Membro pesquisador do Centro de Estudos Olímpicos e Paraolímpicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - CEO / UFRGS (Linha de pesquisa em Gestão e Política de Esporte); do Projeto Esporte Brasil - PROESP (Linha de pesquisa em Exercício Físico para Grupos Especiais); do Centro de Pesquisas em Políticas Públicas de Educação Física, Esporte, Lazer e Esportes Adaptados do Estado de Sergipe - SCENARIOS e do Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer de Sergipe - CDPPEL da Rede CEDES; Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Esportes Adaptados - GPEFEA / UFRRJ (Linha de pesquisa em Educação Física Inclusiva e Esportes Adaptados para alunos com deficiência no ensino fundamental e médio) e do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos e Paraolímpicos - GPEOP / UFS; Editor associado Cadernos Educação, Tecnologia e Sociedade (CETs). Foi Pesquisador Associado do Grupo de Estudo em Eventos e Mega Eventos da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro registado no CNPq (2014); Bolsista da União Europeia pelo Projeto CARNiVAL da Coventry University (Reino Unido) em 2014; Bolsista do Projeto Referências para o Desenvolvimento do Plano Nacional de Esportes de Alto Rendimento no Brasil - UFRGS de 2014 - 2016. Atuou como Coordenador de seleções e Diretor Técnico da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes - CBVD (2017 a 2019), Coordenador do Parabadminton no II Jogos Paralímpicos Universitários (2017); Comentarista dos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012 e Rio 2016 pelo canal esportivo SPORTV no voleibol sentado; foi Presidente da Federação Sergipana de Badminton (FSBd) na gestão 2011-2012 e Vice-Presidente da FSBd na gestão 2012-2016; Coordenador da variável infraestrutura esportiva do Diagnóstico Nacional do Esporte - DIESPORTE (2015); Coordenador de eventos esportivos para pessoas com deficiência mental (ARDEM) de 1995-2004; Treinador de voleibol masculino das categorias de base do Fluminense Football Club (2000-2009); Professor do Projeto Social VivaVôlei e responsável pela capacitação dos professores - CBV / Instituto VivaVôlei (1999-2009). Tem experiência na área da Educação Física com ênfase na Performance Humana, na Avaliação das Variáveis Biofísicas, no Processo de Iniciação e Monitoramento Esportivo para crianças, jovens e adultos com e sem deficiência e na Gestão de Carreira, dos Negócios e das Finanças de Empreendedo

Referências

BARBEIRO, Luís Felipe; PEREIRA, Luisa Álvares. O ensino da escrita. A dimensão textual. Lisboa: DGIDC-PNEP, 2007.

BARBOSA, André Machado; FIGUEIREDO, Ana Valéria; VIEGAS, Marco Antonio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felicio Felix. Os impactos da pandemia covid-19 na vida das pessoas com transtorno do espectro autista. Revista da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, v. 24, n. 48, p. 91-105, 2020.

BARRETO, Maurício Lima et al. O que é urgente e necessário para subsidiar as políticas de enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil? Revista Brasileira de Epidemiologia, Rio de Janeiro, v. 23, e200032, 2020. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2020000100101&lng=en&nrm=iso>. access on 24 July 2020. Epub Apr 22, 2020. https://doi.org/10.1590/1980-549720200032.

BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos; SILVA, Carlos Eduardo Menezes da; SOARES, Fernando Ramalho Gameleira; SILVA, José Alexandre Menezes da. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 2411-2421, 2020.

BITTENCOURT, Renato Nunes. Pandemia, isolamento social e colapso global. Revista Espaço Acadêmico, v. 19, n. 221, p. 168-178, 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Sobre a doença. O que é COVID-19. 2020. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca>. Acesso em: <10 de julho de 2020>.

CARDOSO, Vinícius Denardin; A reabilitação de pessoas com deficiência através do desporto adaptado; Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 529-539, abr./jun. 2011.

CARVALHO, Renato Gil Gomes. Isolamento social nas crianças: propostas de intervenção cognitivo-comportamental. Revista Iberoamericana de Educación, v. 40, n. 3, p. 1-12, 2006.

CASTRO, Shamyr Sulyvan; LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria Cavalcanti; CESAR, Chester Luiz Galvão. Acessibilidade aos serviços de saúde por pessoas com deficiência. Revista de Saúde Pública, v. 45, p. 99-105, 2010.

CERTO, ANA CATARINA TRINDADE. Qualidade do sono e suas implicações ao nível da ansiedade, depressão e stress nos estudantes do ensino superior. 2016. Dissertação (mestrado) - Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Saúde, Bragança, 2016.

CHRISTOFOLETTI, Danielle Ferreira Auriemo. O xadrez nos contextos do lazer, da escola e profissional: aspectos psicológicos e didáticos. 2007. vii, 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.

DOS SANTOS, Agnaldo Melo; DE SOUZA MELO, Adriana Soely André. Os benefícios do xadrez como ferramenta pedagógica complementar no processo de ensino-aprendizagem do Centro Educacional Vivência. Revista de Educação, v. 18, n. 25, 2015.

GREGUOL, Márcia. Atividades físicas e esportivas e pessoas com deficiência. Background paper. Brasília: PNUD, 2017.

HAIACHI, Marcelo de Castro; KUMAKURA, Roberta Santos; ZOBOLI, Fábio; OLIVEIRA, Ailton Fernando Santana de. The paradesportivo project of Sergipe and the social legacy for people with disabilities. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, v. 11, n. 1, p. 160-175, 2018.

DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista interdisciplinar científica aplicada, v. 2, n. 3, p. 1-13, 2008.

GAYA, Adroaldo e colaboradores; Projetos de pesquisa científica e pedagógica: o desafio da iniciação científica. Belo Horizonte. Casa da Educação Física, 2016.

GONÇALVES, Tonantzin Ribeiro; PAWLOWSKI, Josiane; BANDEIRA, Denise Ruschel; PICCININI, Cesar Augusto. Avaliação de apoio social em estudos brasileiros: aspectos conceituais e instrumentos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 3, p. 1755-1769, 2011.

KISSLER, Stephen M; TEDIJANTO, Christine; GRAD, Marc Lipsitch Yonatan. Estratégias de distanciamento social para conter a epidemia de COVID-19. MedRxiv , 2020. doi:https://doi.org/10.1101/2020.03.22.20041079 (é um servidor on-line gratuito de arquivamento e distribuição de manuscritos completos (ainda não publicados) em ciências médicas, clínicas e de saúde relacionadas).

LIMA, Dartel Ferrari de; LEVY, Renata Bertazzi; LUIZ, Olinda do Carmo. Recomendações para atividade física e saúde: consensos, controvérsias e ambiguidades. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 36, p. 164-170, 2014.

MONT'ALVERNE, Suzana. Secretaria da Saúde Ceará. Isolamento social protege você e outras pessoas do coronavírus. 2020. Disponível em: < https://www.saude.ce.gov.br/2020/04/14/isolamento-social-protege-voce-e-outras-pessoas-do-coronavirus/ >. Acesso em: <13 de Julho de 2020>.

NEDEL, Fúlvio Borges. Enfrentando a COVID-19: APS forte agora mais que nunca!. APS EM REVISTA, v. 2, n. 1, p. 11-16, 2020.

ROCHA, Adriana. Água: as responsabilidades do estado com o diamante azul do século XXI. SYNTHESIS| Revistal Digital FAPAM, v. 5, n. 5, p. 1-10, 2014.

ROCHA, Ivânia Nunes Machado. Páginas do sertão: leitura e imaginação no universo de sertanejas. Seminário Interlinhas, v. 3, n. 1, p. 91-106, 2018.

WILDER-SMITH, Annelies; FREEDMAN, David O. Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. Journal of travel medicine, v. 27, n. 2, p. taaa020, 2020.

Downloads

Publicado

16/09/2020

Como Citar

DESAFIOS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: PROGRAMA DESAFIO ROTINA SAUDÁVEL. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 25–39, 2020. DOI: 10.24979/ambiente.v1i1.836. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/836.. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 306

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.