Endomarketing

Políticas de atendimento do setor comercial - Roraima Energia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/s4wypc15

Palavras-chave:

Endomarketing, Cliente interno, Políticas de atendimento e Comunicação

Resumo

O tema abordado neste artigo é o Endomarketing aplicado às políticas de atendimento do setor comercial da Roraima Energia S.A. O objetivo central do trabalho foi identificar quais estratégias de endomarketing poderiam contribuir para as políticas de atendimento. A metodologia utilizada foi baseada em uma pesquisa bibliográfica, onde se obteve artigos e livros para a construção do referencial teórico, e também a pesquisa documental. O estudo de caso único consistiu em uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo e está descrito na análise de resultados com gráficos e abordagens sugestivas conforme literatura do referencial teórico.  Nas considerações finais estão descritas as observações da pesquisadora durante a realização do estudo de caso e sugestões de técnicas e estratégias para implementar o endomarketing no departamento pesquisado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ATAIDES, Fernanda Barros; OLIVEIRA, Guilherme Saramago; SILVA, Anair Araujo. A etnogtafia: uma perspectiva metodologica de investigação qualitativa. 2021.

ÁVILA, Robson Nery; COUTO Sabrina Valverde de Oliveira; KUROGI, Márcia Sumire. A importância do trabalho em equipe: uma revisão de literatura. Anápolis 2013.

AFFONSO, Ligia Maria Fonseca; ROCHA, Henrique Martins. Fatores organizacionais que geram insatisfação no servidor público e comprometem a qualidade dos serviços. 2010.

ARAGÃO, Ana Silva Martins; MARANHÃO, Thercia Lucena Granjeiro. Reconhecimento profissional e motivação nas empresas: Revisão sistemática da literatura. São Paulo, 2020.

ARAUJO, Leandro Rafael Jales de. A influência do endomarketing dentro do clima organizacional. Currais Novos, 2021.

BENDASSOLLI, Pedro F; Reconhecimento no trabalho: perspectivas e questões contemporâneas. Maringá, 2012.

CAVALIERI, Marco Antonio Ribas; BORN, Jeferson Carlos. Recuperação da teoria do planejamento estratégico. Paraná, Curitiba. 2012.

FILHO, Edson Pinto Ferreira; PEREIRA, Fernanda Abrantes; PASSOS, Graciela dos Santos; A influência do endomarketing e da comunicação interna na cultura organizacional. 2013.

GIL, Daniela. O endomarketing como elemento motivador: estudo de caso do Banrisul. 2018.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. São Paulo, SP, 1995.

GONÇALVES, Sarah Cristina Martins; MELO, José Airton Mendonça. A importância do endomarketing para a comunicação interna. Ponta Grossa, PR, 2017.

JOSÉ, Betânia Lúcia Cruz; ROSA, Ana Teresa Ratti Oliveira. O endomarketing como ferramenta estratégica de gestão. São Paulo, SP, 2019.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing. 14ª edição. São Paulo, 2017.

LAND, Sabrina; PEREIRA, D. S. G. Comunicação interna: endomarketing como estratégia motivacional no ambiente de trabalho de uma empresa do ramo calçadista do vale Paranhana. Paranhana, RS, 2019.

LEITE, D. U. M. Endomarketing e Comunicação: um estudo de caso da empresa paraibana de comunicação. Cabedelo, PB, 2020.

LIMA, S. C. M. G; MELO, J. A. M. A importância do endomarketing para a comunicação interna. 2017.

MOURA, Josivan dos Santos; SANTOS, Adilson Silva; JESUS, Ilmara Santos; SANTOS, Joelma Vidal dos. Metodologia, o que é isso? A importância de pesquisa da disciplina de metodologia científica na formação acadêmica do aluno de graduação.

NASCIMENTO, Edivan José do. A importância do marketing de relacionamento para uma empresa de pequeno porte. João Pessoa, PB, 2012.

NETO, Andressa de Paula; VALDISSER, Cássio Raimundo. A importância do endomarketing: um estudo de caso na empresa Shirley Cabelo & Estética Unissex LTDA – ME. 2018.

NIZOLI, Laís Casarem. Marketing no ponto de venda. 2009.

NOVAES, Flávio de; Endomarketing: a gestão de pessoas como ferramenta para o crescimento organizacional. 2015.

NOVAES, Flávio. Endomarketing: a gestão de pessoas como ferramenta para crescimento organizacional. 2015.

OLIVEIRA, Hernandes Corra de; ZUZA, Marilda Sena Pereira; O endomarketing como ferramenta de comunicação e integração nas organizações. 2021.

OLIVEIRA, Tamires Aparecida Batista; VALENÇA, Kleber Certo Prado. A importância da metodologia e aprendizagem no ensino superior. 2015

PAIVA, William Mateus de; PAIVA, Denis Mateus de; GOMES, Sandra Pontes. Engajamento de funcionários no trabalho como diferencial estratégico. 2019.

RODRIGUES, Ilma Garcia da Silva. A importância das ações de Endomarketing para a valorização do capital humano e o crescimento das organizações. 2017.

RODRIGUES, Janaína Batista; FERREIRA, Sulamara Felipe; FERREIRA, Morsonico José. A qualidade no atendimento como fator de crescimento empresarial na loja Stylo modas em Uberaba-MG. Uberaba, MG, 2017.

SANTOS, Leandro Dorneles dos; BERTOLLA, Alexsander; TEIXEIRA, Enise; POLACINSKI, Edio; PATIAS, Jovani. Medindo a satisfação no trabalho de colabores de uma empresa pet. 2017.

VIOLIN, Fábio L; NUNES, Osmar Manoel; PAGNO, Rosane Rodrigues. Principais ferramentas de endomarketing utilizadas no setor varejista de médio porte no estado do Paraná. Paraná, PR.

TIBURCIO, Jussara Santana; SANTANA, Lídia Chagas. Comunicação interna como estratégia organizacional.

MAIO, Tiago Leite; A felicidade no trabalho: O impacto na gestão das organizações. Lisboa, 2016.

PAVÃO, Ana Celi; MARINO, Patrick Alexsander. O papel do gestor para a contribuição no desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador em empresas do ramo gastronômico. Londrina, Paraná. 2019.

Downloads

Publicado

01/11/2023

Como Citar

Endomarketing: Políticas de atendimento do setor comercial - Roraima Energia. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 23–37, 2023. DOI: 10.24979/s4wypc15. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1242. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

241-250 de 327

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.