DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

REFLEXÕES A PARTIR DO TEATRO DO OPRIMIDO

Autores

  • Pedro Pulzatto Peruzzo
  • Maria Eduarda Barboza Petrucelli

DOI:

https://doi.org/10.24979/111

Resumo

No presente trabalho temos como objetivo pensar a democracia participativa como instrumento fundamental para o desenvolvimento social. Tomaremos como referência documentos legais que garantem a participação dos cidadãos na condução dos assuntos públicos e problematizaremos, diante do histórico brasileiro e da dinâmica social atual, a legitimação dessa participação política, buscando quebrar paradigmas e desconstruir a ideia naturalizada de que o processo democrático deve acontecer “de cima para baixo”. Para tanto, analisaremos como a educação em direitos humanos pode fortalecer esse processo e preparar os cidadãos para suas reivindicações no espaço público. Considerando que a educação também acontece por meio de processos formativos que ocorrem nas manifestações culturais, analisaremos como o Teatro do Oprimido pode atuar para legitimar a democracia participativa no Brasil por meio da sensibilização do opressor e o empoderamento do oprimido.

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Publicado

2017-09-12

Como Citar

PERUZZO, P. P.; PETRUCELLI, M. E. B. DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: REFLEXÕES A PARTIR DO TEATRO DO OPRIMIDO. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 10, n. 01, 2017. DOI: 10.24979/111. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/111. Acesso em: 16 jun. 2021.

Edição

Seção

Dossiês - Direitos Humanos: Estudos Críticos Contemporâneos