Para quem ensinar? Por uma didática das lutas nas aulas de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24979/1x1d6252

Palavras-chave:

Lutas, Educação Física escolar, Ensino Médio, Alunos, Estudante

Resumo

Visando contribuir com uma didática das Lutas, tratamos neste ensaio teórico propositivo da questão dos estudantes (para quem ensinar?). Nosso objetivo é apresentar ideias para analisar as percepções dos alunos sobre as Lutas e indicar estratégias de mobilização para o aprendizado desse conteúdo. Investigamos nossa própria prática numa escrita memorial a qual foi cotejada com uma pesquisa bibliográfica que nos permitiu analisar os contrastes das fontes e construir núcleos de sentido: a percepção dos alunos e as estratégias didáticas. Indícios sugerem que a percepção discente sobre as Lutas é permeada por representações midiáticas que ao não ser confrontada com outras experiências levam à associação com as brigas, medo de machucar e violência. No caso das meninas há ainda um ideário de masculinização e uma vigilância dos corpos. Para dirimir esses desafios dez estratégias de ensino são apresentadas para serem lidas, criticadas e reformuladas. O ensino de Lutas na Educação Física escolar atualmente é um cabo de guerra: numa ponta os currículos puxam para a obrigatoriedade do ensino e na outra os alunos tensionam para o não ensino; considerando que os professores serão decisivos nesse jogo de forças, mostramos indícios e estratégias para que ele possa tensionar para o lado do ensino do conteúdo Lutas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gilson Santos Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP

    Possui graduação - bacharelado (2014) e licenciatura (2015) - em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2015) e mestrado em Educação Física pela UNICAMP (2018). Atualmente é estudante de doutorado da UNICAMP. É membro do Grupo de Pesquisa em Circo - CIRCUS e do Grupo de Estudos em Educação Física no Desenvolvimento Infantil - GEEFIDI. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: circo, pedagogia, jogo e cultura lúdica, educação física escolar, arte-educação e tecnologias educacionais.

Referências

ALBARELLO, Luc; DIGNEFFE, Françoise; HIERNAUX, Jean-Pierre; MAROY, Christian; RUQUOY, Danielle; SAINT-GEORGES, Pierre de. Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais. Tradução de Luísa Batista. Lisboa: Gradiva, 2011.

ANTUNES, Alan Rodrigo. Mobilização, sentido(s) e aprendizagem em aulas de educação física no ensino médio: uma investigação sob as perspectivas da semiótica e da teoria da auto-organização. Tese (doutorado em Educação), Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2016.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BARROS, Kazue Saito Monteiro. Réplica – O que é um Ensaio? RAC, v.15, n.2, p.333-337, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/wgx3zvyKdtBg5DZQsxwrKjS/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 29 ago. 2022.

BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e realidade, v.19, n.1, p.89-96, 1994. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/231918/000092223.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 29 ago. 2022.

BETTI, Mauro; USHINOHAMA, Tatiana Zuardi. Os saberes da Educação Física nas perspectivas dos alunos: panorama da literatura e uma proposta de investigação a partir da ‘teoria da relação com o saber’. Revista Pulsar, v. 6, n. 4, p.1-18, jul. 2014.

BETTI, Mauro; MAFFEI, Willer Soares; SO, Marcos Roberto; USHINOHAMA, Tatiana Zuardi. Os saberes da Educação Física na perspectiva de alunos do Ensino Fundamental: O que aprendem e o que gostariam de aprender. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n.1, p.155-165, 2015.

BETTI, Mauro. A versão final da Base Nacional Comum Curricular da educação física (ensino fundamental): menos virtudes, os mesmos defeitos. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v.4, n.1, p.156-175, 2018.

BETTI, Mauro; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando. Corporeidade, jogo e linguagem: a educação física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2019.

BETTI, Mauro. A “cebola dos conteúdos” da educação física: uma alternativa à BNCC. Apostila, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342672062_A_CEBOLA_DOS_CONTEUDOS_DA_EDUCACAO_FISICA_uma_alternativa_a_BNCC Acesso em: 29 ago. 2022.

Billy Elliot. Dir.: Stephen Daldry. Roteiro: Lee Hall. Distribuição: BBC Filmes. Reino Unido, 2000, cor., 111 min., 2000.

BORDA, Orlando. Aspectos teóricos da pesquisa participante: considerações sobre o significado e o papel da ciência na participação popular. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa Participante. 7.ed. São Paulo: Brasiliense, 1988. p.42-62.

BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; ONTAÑÓN BARRAGÁN, Teresa; CARDANI, Leonora Tanasovici; FUNK, Alison; MELO, Caroline Capellato; SANTOS RODRIGUES, Gilson. Gender participation and preference: a multiple-case study on teaching circus at PE in Brazilians schools. Frontiers in Education, v. 5, p. 1-11, 2020. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2020.572577/full Acesso em: 29 ago. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Leis/L9394.htm > Acesso em: 29 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): primeiro e segundo ciclos: educação física. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): terceiro e quarto ciclos: educação física. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BUYTENDIJK, Frederik Jocobus Johannes. O jogo humano. In: GADAMER, Hans-Georg; VOGLER, Paul. (Orgs.). Nova antropologia: o homem em sua existência biológica, social e cultural, v. 4, São Paulo, SP: EPU: USP, 1977.

CHAMBOREDON, Jean-Claude; PRÉVOT, Jean. O ofício de criança: uma definição social da primeira infância e funções diferenciadas da escola maternal. Cadernos de Pesquisa, n.56, p.32-56, 1986. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1305 Acesso em: 29 ago. 2022.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. 2. ed. rev. São Paulo, SP: Cortez, 2009.

COSTA, Alan Queiroz da; BETTI, Mauro. Mídias e Jogos: do virtual para uma experiência corporal educativa. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v.27, n.2, p. 165-178, 2006.

DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira; Esporte e cinema: possibilidades pedagógicas para a educação física escolar. Cadernos de Formação RBCE, v.3, n.2, p.67-78, 2012. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/1849 Acesso em: 29 ago. 2022.

DAOLIO, Jocimar; VELOZO, Emerson Luís. A técnica esportiva como construção cultural: implicações para a pedagogia do esporte. Pensar a prática, v.11, n.1, p.9-16, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/1794 Acesso em: 29 ago. 2022.

DIAS, Everton de Brito. Artes Marciais, mídia e espetáculo: um estudo compreensivo das artes marciais mistas. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, 2016.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico; as heterotopias. Tradução Salma Tannus Muchail. São Paulo: N-1, 2013.

FREIRE, João Batista. O Jogo: entre o riso e o choro. - 2.ed. - Autores Associados. Campinas, 2005.

FREIRE, Paulo. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-lo melhor através da ação. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa Participante. 7.ed. São Paulo: Brasiliense, 1988. p.34-41.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FU, Ho Shin; SILVA, Pedro Henrique Bezerra da; SOUZA JUNIOR, Marcíclio Barbosa Mendonça de; MELO, Marcelo Soares Tavares de. Filmes como estratégia para as aulas de Educação Física na escola. Movimento, v.28, p.e28028, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/117773 Acesso em: 29 ago. 2022.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Tradução de Flávio Paulo Meurer. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

GARIGLIO, José Angelo. Fazeres e saberes pedagógicos de professores de Educação Física. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.

GINZBURG, Carlo; DAVIN, Anna. Morelli, Freud and Sherlock Holmes: clues and Scientific Method. History Workshop Journal, n. 9, p.5-36, 1980. Disponível em: http://users.clas.ufl.edu/burt/filmphilology/ginzburgmorellifreudholmes.pdf Acesso em: 29 ago. 2022.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BRACHT, Valter. Metodologia de ensino dos esportes coletivos. Vitória, PR: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.

GONZALEZ, Fernando Jaime; SCHWENGBER, Maria Simone Vione. Práticas pedagógicas em educação física: espaço, tempo e corporeidade. Erechim, RS: Edelbra, 2012.

GRILLO, Rogério de Melo. Mediação semiótica e jogo na perspectiva histórico-cultural em Educação Física escolar. Tese (Doutorado em Educação Física), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, 2018.

GRILLO, Rogério de Melo; MELO, Adriana Soely André de Souza; SANTOS RODRIGUES, Gilson; GRANDO, Regina Célia. Xadrez, lúdico e resolução de problemas. In: ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de (org.). Jogos analógicos, digitais e híbridos: experiência e reflexões. Fortaleza, CE: Instituto Nexos, 2021. p.122-137.

GRILLO, Rogério de Melo; SANTOS RODRIGUES, Gilson; NAVARRO, Eloisa Rosotti; VICENTIN, Marcelo; SILVA, Claudinei Aparecido de Freitas da. F. J. J. Buytendijk e o jogo: uma visão fenomenológica. In: GRILLO, Rogério de Melo; SCAGLIA, Alcides José; CARNEIRO, Kleber Tüxen (orgs.). Em defesa do jogo: diálogos epistemológicos contemporâneos. Curitiba: Appris, 2022. p.75-94.

HASELBACH, Barbara. Dança, improvisação e movimento: expressão corporal na Educação Física. Tradução de Gabriela Elizabeth Annerl Silveira. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1988.

HILDEBRANDT, Reiner; LAGING, Ralf. Concepções abertas no Ensino da educação física. Livro Aberto, 1986.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: O jogo como elemento da cultura. Trad. João Paulo Monteiro – 7. ed. - São Paulo: Perspectiva. 2012.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, Brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez: 2017.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.

LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. Educação e Realidade, v.29, n.1, p.27-43, 2004. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25417/14743 Acesso em: 29 ago. 2022.

LEITE, Sérgio Antonio da Silva. Afetividade: as marcas do professor inesquecível. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2018.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LOVISOLO, Hugo. Educação Física: arte da mediação. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

MELO, Caroline Capellato Melo; SANTOS RODRIGUES, Gilson; CARDANI, Leonora Tanasovici; BARRETO, Mônica Lua; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Invertendo a lógica: crianças ensinando circo para adultos – todos aprendendo. Educación Física y Deporte, v.38, n.2, p.357-381, 2019. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/educacionfisicaydeporte/article/view/339035/20806012 Acesso em: 29 ago. 2022.

MENEGHETTI, Francis Kanashiro. O que é um Ensaio-Teórico? RAC, v.15, n.2, p.320-332, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/4mNCY5D6rmRDPWXtrQQMyGN/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 29 ago. 2022.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 3. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006.

MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. - São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

OLIVEIRA, Lázaro Rocha; GUIRADO, Marlene; CORREIA, Walter Roberto. As artes marciais no discurso de professores de Educação Física escolar: “nem sempre o currículo dá certo”. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v.36, p.e36185601, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/185601 Acesso em: 29 ago. 2022.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo, SP: Scipione, 1993.

OLIVEIRA, Rogério Cruz de; DAOLIO, Jocimar. Na “periferia” da quadra: Educação Física, cultura e sociabilidade na escola. Pró-posições, v.25, n.2, p.237-254, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/KTfXL5n8C48zRXBXymhs8MK/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 29 ago. 2022.

PONTE, João Pedro da. O interacionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática. Revista Pesquisa Qualitativa, v.1, n.1, p.107-34, 2005. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/10/10 Acesso em: 29 ago. 2022.

RIBEIRO, Camila da Silva; CARDANI, Leonora Tanasovici; SANTOS RODRIGUES, Gilson; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O “não lugar” do circo na escola. Revista Portuguesa de Educação, v.34, n.1, p.246-263, 2021. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/16128 Acesso em: 29 ago. 2022.

RODRIGUES, Heitor de Andrade; DARIDO, Suraya Cristina. A técnica esportiva em aulas de Educação Física: um olhar sobre as tendências sócio-culturais. Movimento, v.14, n.2, p.137-154, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2549 Acesso em: 29 ago. 2022.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: praticas dramáticas e formação. Tradução de Cassia Raquel da Silveira. São Paulo, SP: CosacNaify, 2009.

SANTOS RODRIGUES, Gilson. Pedagogia das atividades circenses na Educação Física escolar: experiências da arte em escolas brasileiras de Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas-SP, 2018.

SANTOS RODRIGUES, Gilson; SO, Marcos Roberto; MELO, Rogério de Melo; NAVARRO, Eloisa Rosotti; PRODÓCIMO, Elaine. Itinerários de formação: a percepção de estudantes de Educação Física sobre a sua área. In: ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de (org.). Educação Física e a Transdisciplinaridade: razões práticas. Fortaleza: Instituto Nexos, 2020. p.203-228.

SANTOS RODRIGUES, Gilson; SO, Marcos Roberto. Há espaço para a parresía na Educação Física escolar? Ensaio sobre os modos de veridicção nas práticas de ouvir/falar/fazer. Criar Educação, v.10, n.2, p. 121-135, 2021. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6617/6114 Acesso em: 29 ago. 2022.

SANTOS RODRIGUES, Gilson; ALMEIDA; Marcos Teodorico Pinheiro de; GRILLO, Rogério de Melo. Consciência e pedagogia para o jogo: baldrames para uma formação docente. In: ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de (org.). Brincar e jogar: dimensões teóricas e práticas. Fortaleza, CE: Instituto Nexos, 2021. p.31-43.

SANTOS RODRIGUES, Gilson; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Tensionando as “boas práticas educativas”: crítica e alternativa. Humanidades e Inovação, v.9, n.11, p.362-377, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2353 Acesso em: 29 ago. 2022.

SÃO PAULO. Secretaria Estadual da Educação. Proposta cur¬ricular do estado de São Paulo: educação física: ensino fundamental ciclo II e ensino médio. São Paulo: SEE, 2008.

SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem: numa série de cartas. Tradução Roberot Schwarz e Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 2002.

SO, Marcos Roberto. Das relações com os saberes das lutas nas aulas de educação física: as perspectivas dos alunos. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2014.

SO, Marcos Roberto. O trato didático-pedagógico das lutas nas aulas de Educação Física escolar: experiências no instituto federal. In: PASQUALOTO, Bruno Bohn; FREITAS, Fernando Paulo Rosa de; METZNER, Andreia Cristina; DRIGO, Alexandre Janotta (orgs.). Trabalhando com lutas na escola: perspectivas autobiográficas de professores de Educação Física. São Paulo: CREF4/SP, 2018. p.105-120.

SO, Marcos Roberto; MARTINS, Mariana Zuanetti; BETTI, Mauro. As relações das meninas com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física. Motrivivência, v.30, n.56, p.29-48, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2018v30n56p29 Acesso em: 29 ago. 2022.

SO, Marcos Roberto; SANTOS RODRIGUES, Gilson; PRODÓCIMO, Elaine. As lutas na Educação Física escolar: ensaio sobre as práticas das lutas e o discurso de um conteúdo de lutas. Revista de Educação Física, Saúde e Esporte, v.3, n.1, p.69-84, 2020. Disponível em: https://refise.ifce.edu.br/refise/article/view/103 Acesso em: 29 ago. 2022.

SO, Marcos Roberto. Lutas na Educação Física escolar: as relações dos alunos com o saber. Curitiba: CRV, 2020.

SO, Marcos Roberto; SANTOS RODRIGUES, Gilson; PRODÓCIMO, Elaine; USHINOHAMA, Tatiana Zuardi; BETTI, Mauro. Gosto, importância e participação: a relação dos estudantes do ensino médio com a Educação Física. Motrivivência, v.32, n.63, p.1-23, 2020a. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/76302 Acesso em: 29 ago. 2022.

SO, Marcos Roberto; GRILLO, Rogério de Melo; BETTI, Mauro; PRODÓCIMO, Elaine. Jogo e lúdico no conteúdo lutas em aulas de educação física escolar. Educación Física y Ciencia, v.22, n.2, p.e125, 2020b. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/efyc/v22n2/2314-2561-efyc-22-2-e125.pdf Acesso em: 29 ago. 2022.

SO, Marcos Roberto; MARTINS, Mariana Zuanetti; SANTOS RODRIGUES, Gilson; PRODÓCIMO, Elaine; USHINOHAMA, Tatiana Zuardi; BETTI, Mauro. Gosto, importância e participação de meninas e meninos na educação física no ensino médio. Educación Física y Ciencia, v.23, p.e158, 2021. Disponível em: https://efyc.fahce.unlp.edu.ar/article/view/EFyCe158/13969 Acesso em: 29 ago. 2022.

SOARES, Carmen Lucía. Educação Física escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, n.2, p.6-12, 1996. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139637 Acesso em: 29 ago. 2022.

SOARES, Vinicius Nagy. Estudos de revisão. In: FERNANDES, Paula Teixeira (org.). Manual para pesquisa científica na educação física. Itapetininga, SP: Edições Hipótese, 2019. p.65-71.

SOUZA, Adalberto dos Santos. Educação física escolar e a prática esportiva: repensando a técnica. In: DAOLIO, Jocimar (coord.). Educação física escolar: olhares a partir da cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. (p.121-136).

VAGO, Tarcísio Mauro. O “esporte na escola” e o “esporte da escola”: da negação radical para uma relação de tensão permanente: Um diálogo com Valter Bracht. Movimento, n. 5, 1996. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2228 Acesso em: 29 ago. 2022.

VIAL, Jean. Jogo e educação: as ludotecas. Petrópolis: Vozes, 2015.

Downloads

Publicado

17/07/2023

Como Citar

Para quem ensinar? Por uma didática das lutas nas aulas de Educação Física. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], p. 85–112, 2023. DOI: 10.24979/1x1d6252. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1112. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

61-70 de 191

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.