ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA NA AMAZÔNIA: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Keywords:
Alfabetização Ecológica. Ensino de Ciências por Investigação. Sequência de Ensino por Investigação. Capra. EcologiaAbstract
Uma Alfabetização Ecológica pode fornecer aos estudantes os conhecimentos e competências necessários para debater a solução de questões ambientais de forma integrada. O objetivo foi analisar o processo de aprendizagem de conteúdos de Ecologia na perspectiva da Alfabetização Ecológica (AE) de Capra. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva com características de observação participante que utilizou técnicas de observação, mapas mentais e produção de textos, que foi desenvolvida no período de fevereiro a julho de 2019. Os dados foram analisados por meio da percepção ambiental dos estudantes investigados nos mapas mentais iniciais e finais e pelos indicadores de AE ancorados nos princípios de Capra identificados nos textos produzidos, sustentando-se na formação do sujeito ecológico. Nos textos e mapas mentais finais foi observado um aumento significativo no vocabulário científico e uma mudança na percepção ambiental. As analises indicam que uma sequência que utilize o ensino de Ciências por Investigação, contemplando os espaços não formais de ensino e atividades de divulgação científica nas feiras de ciências da escola e na feira estadual, são meios auxiliares importantes para dialogar com as outras atividades de sala de aula.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 VANTOBEL, C., CASTRO, P, Flores. A.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.