Xamanismo e a saúde: abordagem sociocultural
DOI:
https://doi.org/10.24979/bolmirr.v8i02.771Keywords:
Xamã; Cura; Cosmológico; Simbólico; Medicina TradicionalAbstract
Xamanismo e a saúde: abordagem sociocultural. No contexto atual de um mundo globalizado, o xamanismo pode ser interpretado como algo primitivo, arcaico ou ultrapassado, principalmente quando relacionado à área de saúde. O presente estudo é uma revisão bibliográfica sobre os diferentes que se ateve demonstrar o universo xamânico como um sistema cosmológico e cosmopolítico. Observou-se o papel central do xamã presente não somente nos rituais religiosos, mas também na manutenção das organizações nas suas sociedades. Também é destacada a função primordial do xamã nas técnicas de diagnóstico e cura de doenças físicas ou mentais e o uso de plantas medicinais na manutenção, prevenção e tratamento da saúde. A cura xamânica passa por um processo complexo de crença e efeito psicossomático, que não resolve apenas problemas físicos, mas envolve uma dinâmica existencial universal.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.