CLASSE HOSPITALAR: COMPREENDENDO O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO EM SUAS PARTICULARIDADES

Autores

  • Karine Figueiredo Universidade Estadual de Roraima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Tania Valente Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro - UNIRIO https://orcid.org/0000-0002-5735-5983

Palavras-chave:

Classe Hospitalar, Currículo escolar, Pedagogia Hospitalar, Educação

Resumo

A classe hospitalar é uma modalidade de acompanhamento pedagógico que tem como campo de atuação o ambiente hospitalar, tendo como foco o acompanhamento escolar de crianças e adolescentes, em idade escolar, que estejam afastadas da escola regular por conta de tratamento de saúde contínuo. Apesar das diretrizes legais para a implantação e manutenção do atendimento pedagógico em ambiente hospitalar existirem legalmente há mais de 30 anos, observa-se ainda um vasto campo de dúvidas a respeito de suas especificidades. Este trabalho apresenta um panorama sobre o tema, discutindo seus aspectos históricos e operacionais, ressaltando o caráter de humanização presente na Classe Hospitalar e a necessidade de construção curricular para a realidade das Classe Hospitalares no Brasil. A conclusão geral do estudo revelou a necessidade de maior atenção à modalidade da classe hospitalar por parte dos órgãos públicos que estão envolvidos na causa da saúde e educação do Brasil e da formação do profissional de pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07/07/2021

Como Citar

FIGUEIREDO, K.; VALENTE, T. CLASSE HOSPITALAR: COMPREENDENDO O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO EM SUAS PARTICULARIDADES. Boletim do Museu Integrado de Roraima (Online), Brasil, v. 14, n. 01, p. 01–12, 2021. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/973. Acesso em: 2 ago. 2021.