CLASSE HOSPITALAR: COMPREENDENDO O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO EM SUAS PARTICULARIDADES
Palavras-chave:
Classe Hospitalar, Currículo escolar, Pedagogia Hospitalar, EducaçãoResumo
A classe hospitalar é uma modalidade de acompanhamento pedagógico que tem como campo de atuação o ambiente hospitalar, tendo como foco o acompanhamento escolar de crianças e adolescentes, em idade escolar, que estejam afastadas da escola regular por conta de tratamento de saúde contínuo. Apesar das diretrizes legais para a implantação e manutenção do atendimento pedagógico em ambiente hospitalar existirem legalmente há mais de 30 anos, observa-se ainda um vasto campo de dúvidas a respeito de suas especificidades. Este trabalho apresenta um panorama sobre o tema, discutindo seus aspectos históricos e operacionais, ressaltando o caráter de humanização presente na Classe Hospitalar e a necessidade de construção curricular para a realidade das Classe Hospitalares no Brasil. A conclusão geral do estudo revelou a necessidade de maior atenção à modalidade da classe hospitalar por parte dos órgãos públicos que estão envolvidos na causa da saúde e educação do Brasil e da formação do profissional de pedagogia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Karine de Alcântara Figueiredo, Tania Valente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam no Boletim do Museu Integrado de Roraima concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Boletim do Museu Integrado de Roraima o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação no Boletim do Museu Integrado de Roraima.